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Fortnite Battle Royale: um ano de sucesso

Por Guilherme Arnaud

Foto: Epic Games/Divulgação

Fortnite Battle Royale completa um ano, oficialmente, neste 26 de setembro. Em doze meses, o jogo se tornou uma febre e, inegavelmente, um dos games de maior sucesso ao redor do mundo. Desenvolvido pela estadunidense Epic Games, ostenta números e contém influência que poucos jogos já atingiram. Sendo assim, analisaremos os fatores que levaram Fortnite a atingir tamanho triunfo. 

Breve história 

Em julho de 2017, a Epic Games lançou Fortnite: Save The World, primeira versão do título, no modo PlayerVsMacinhe, com campanhas individuais e cooperativas que envolvem missões de combate a zumbis e proteção de estruturas. Já no dia 12 de setembro do mesmo ano, a produtora disponibilizou o acesso antecipado ao Battle Royale para os jogadores do Save The World e, duas semanas depois, lançou gratuitamente o modo de jogo para o público. 

Um mês após o lançamento, iniciou-se a primeira temporada, marcada pelo desenvolvimento dos aspectos principais do jogo. Mesmo tão recente, em novembro, 20 milhões de pessoas já jogavam Fortnite Battle Royale. A temporada seguinte teve atualizações que abriram o caminho para o sucesso, como a loja semanal de itens - peça fundamental no financiamento do game. 

A terceira temporada foi a que consolidou o sucesso de Fortnite no mainstream dos videogames. Uma comunidade unida à Epic Games estabeleceu um ambiente agradável no decorrer do primeiro semestre. Além disso, a reputação do jogo foi valorizada com streamers que dedicaram e ainda dedicam grande parte de suas transmissões para o jogo. Outro fator é o investimento em e-sports. Na quarta temporada, US$1 mi foram aplicados para competições oficiais, além de eventos de games ao redor dos Estados Unidos, como E3 e PAX East, apresentarem programações e atividades expressivas relacionadas ao jogo. 

A quinta e atual temporada é marcada pela aposta em novos modos de jogo, como também em remakes de modos antigos, além da adição de diversos novos itens e easter-eggs que movimentam não só a comunidade, mas também a jogabilidade. As duas últimas temporadas foram marcadas por lores específicas, como super heróis e viagem no tempo. 

Imagem e reputação 

A imagem de uma marca é tão importante quanto seu produto fim e quando se trata de uma boa reputação, Fortnite é exemplo. O crédito não é tanto da Epic Games, mas de uma notória parte da comunidade que agrega relevância e aumenta os olhares voltados ao jogo: os streamers. 

Tyler “Ninja” Blevins é um estadunidense de 27 anos que mora na região metropolitana de Chicago, no país norte-americano, além de ser uma celebridade da transmissão de jogos na atualidade. Em 2009, estreou como jogador profissional de Halo 3, mas preferiu se dedicar à carreira de streamer por volta de 2011. Jogou diversos jogos, inclusive Playerunknown’s Battlegrounds (PUBG), e atualmente é reconhecido pelo altíssimo nível de habilidade no Fortnite. 

Tyler "Ninja" Blevins. Foto: Ryan Taylor/Red Bull Content Pool

No entanto, outro fator além das habilidades de Ninja é fundamental para que o rapaz atinja dezenas de milhares de espectadores diariamente. O jovem é conhecido pelas parcerias estabelecidas com famosos de diversos mercados. Em março de 2018, Ninja transmitiu um jogo com os rappers Drake e Travis Scott, além do jogador universitário de futebol americano JuJu Smith-Schuster. O episódio foi digno de bater o recorde de espectadores únicos em uma stream individual – ou seja, que não é de algum evento ou campeonato –, com mais de 635,000 pessoas assistindo simultaneamente à jogatina. 

Ninja ficou conhecido, também, pela sua amizade com o mascarado DJ e produtor musical Marshmello. Os dois jogaram juntos no campeonato de Fortnite na E3 deste ano, assim como também em diversas streams. 

Foto: Shaun Botterill/Getty Images
Fortnite alcançou até mesmo o alto escalão do futebol masculino. O francês Antoine Griezmann comemora diversos gols que marca com a dança característica do jogo, “Take the L”. O jogador levou o costume até mesmo aos gols que marcou na Copa do Mundo de Futebol Masculino, em meados deste ano. 

Esses são apenas alguns exemplos do alcance e reputação que Fortnite teve em apenas um ano de existência. 

Gratuidade 

A reputação não é tudo que faz Fortnite ser o que é hoje, mas sim uma consequência de fatores. Por mais que a repercussão do jogo em meios tradicionais da imprensa agregue imenso valor, o jogo em si faz jus à fama. O game mescla diversos aspectos de diferentes outros jogos de sucesso para criar uma experiência dinâmica, competitiva e amigável. 

O principal aspecto para o sucesso do jogo é a gratuidade. A exemplo do consagrado League of Legends, a Epic Games disponibilizou o acesso livre a Fortnite e passa das centenas de milhões de jogadores. Os números de usuários agregam na receita da empresa: foi divulgado em julho que o jogo fez mais de R$ 3 bi apenas com vendas de itens decorativos. 

Modo de jogo e jogabilidade 

Outro fator que agrada no jogo é o formato battle royale, inspirado em um mangá de 1999 que dá nome ao modo de jogo. A teoria é simples: cem pessoas caem de paraquedas em uma ilha e apenas uma sairá viva antes que a tempestade tóxica tome conta de todo o mapa. Esse modelo é muitas vezes comparado aos filmes da série Jogos Vorazes e ficou conhecido pelo Playerunknown’s Battlegrounds, jogo desenvolvido com a Unreal Engine 4, mesma de Fortnite. 

Mais um ponto que agrega ao Fortnite é a construção. Além de ser um jogo de tiro, os jogadores podem coletar materiais - madeira, tijolos e metal - para construírem estruturas. Esse fator remete a Minecraft, sucesso do início da década que envolve coleta e construção. A mecânica possibilita o ineditismo de cada partida e uma experiência inovadora na jogabilidade, bem como possibilita usar a criatividade para vencer. 

Gráficos e multiplataforma 

Os gráficos do jogo são um ponto fora da curva nos jogos do gênero. Enquanto diversos jogos de tiro bem sucedidos se aproximam ao máximo com o realismo, Fortnite tem um aspecto caricato, que lembra o simulador de vida TheSims, tornando a experiência muito mais amigável e mais abrangente quanto às idades dos jogadores. 

Apesar de resgatar diversos aspectos que referenciam outros jogos de sucesso, Fortnite também tem aspectos únicos. O jogo está disponível em sete diferentes plataformas: Windows, macOS, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch, iOS e Android, mas o mais legal é poder jogar junto ou contra players de quaisquer uma das plataformas. Se você é um gamer de PC, pode jogar tranquilamente com seu amigo que prefere consoles ou até mesmo um smartphone! As constantes atualizações, que movimentam a jogabilidade, mecânicas e histórias ao redor do jogo também influenciam na excelente experiência que é jogar Fortnite Battle Royale.

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