Novidades

Por quanto tempo o ser humano é capaz de manter um segredo?

"Parasita" vem fazendo história entre produções asiáticas, conquistando um Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e quatro Oscars, além de criticar contrastes socioeconômicos

POR VITORIA NASCIMENTO


Família Kim trabalhando em sua casa que fica abaixo do nível da rua (Foto: Reprodução)
Parasita (2019) tem como objetivo principal fazer uma crítica à sociedade coreana. Além disso, faz o espectador refletir sobre até que ponto uma pessoa é capaz de mentir para conseguir o que quer, como é o caso da família Kim, que utiliza a malandragem para mudar de vida.

Trata-se de um filme para gente grande, já que a trama transita entre comédia, tensão e até mesmo um leve terror. Desta forma, algumas cenas poderiam deixar crianças e pessoas mais sensíveis um pouco assustadas.

Bong Joon-ho, diretor do filme, é conhecido pelos seus filmes trágicômicos e de críticas à sociedade contemporânea, como é o caso de Expresso do Amanhã (2013), primeira produção hollywoodiana do cineasta, que conta a história de luta de classes sociais, fazendo também uma forte crítica ao aquecimento global provocado pelo capitalismo.

Parasita é um filme de humor ácido. Faz críticas tanto às classes mais economicamente privilegiadas quanto as menos favorecidas. Assim, cria os estereótipos de burgueses ignorantes e proletariados malandros para as personagens.

As tarjas pretas e brancas representam a diferença social entre as duas famílias (Foto: Reprodução)
Na cenografia e fotografia é bastante interessante o jogo de luz utilizado em ambientes específicos, como, por exemplo, na casa das personagens: na residência da família Kim existe pouca iluminação, enquanto que na mansão da família Park há bastante claridade, deixando mais evidente o contraste existente entre eles. Já o roteiro é bem surpreendente, pois do começo ao fim são reveladas coisas inesperadas e até inimagináveis de cada personagem. Assim como o desenrolar do filme, o final é algo totalmente inesperado.

Parasita foi reconhecido em premiações importantíssimas para a sétima arte e é recomendado para todos os cinéfilos de plantão ou para quem adora assistir filmes com humor um pouco mais ácido.

Nenhum comentário