Novidades

Uma Longa Queda

Por Alessa Oliveira 


Foto: Alessa Oliveira


Olá, pessoal! Sejam muito bem-vindos às resenhas de livros aqui do Caderneta Nerd! Bem, acho que uma boa maneira de começarmos é me apresentando: Meu nome é Alessa, tenho 19 anos, sou fotógrafa e estou no último período da faculdade de fotografia. Ah! Eu também já cursei um ano de jornalismo na UFRN e foi assim que eu tive a oportunidade de conhecer essa galera maravilhosa que faz o Caderno de Pauta e o Caderneta Nerd acontecer.

Uma das minhas maiores paixões da vida (além de fotografar, claro) é ler, e quando eu recebi a proposta de produzir algumas resenhas aqui pro blog a primeira coisa que me veio na cabeça foi: ESSE É O MEU MOMENTO DE RECOMENDAR MEUS LIVROS FAVORITOS DA VIDA! Então pra começar com o pé direito, vim fazer a resenha de um livro que marcou a minha vida, que é Uma Longa Queda, do Nick Hornby.

Hornby é inglês e é formado em Literatura Inglesa pela Universidade de Cambridge e publica livros desde 1992. Pra vocês terem uma noção, o primeiro livro dele, Febre de Bola, ganhou o prêmio  William Hill Sports Book of the Year Award e já foi adaptado pro cinema duas vezes, em 1997 e 2005. Ele também já lançou outros títulos, como Alta Fidelidade (que também já virou filme), Um Grande Garoto (adivinha só? Já tem filme também) entre vários outros títulos.

Mas como eu já disse, hoje irei falar de Uma longa Queda, que é um livro que vai abordar o tema suicídio.  Diferente de outras obras que falam sobre o assunto e são conhecidas, como Os 13 Porquês (Jay Asher), A Redoma de Vidro (Sylvia Plath) e Por Lugares Incríveis (Jennifer Niven) que tem narrativas mais melancólicas, Hornby consegue apresentar personagens complexos e histórias impactantes com uma leveza e humor que eu nunca tinha encontrado.

A obra vai narrar a história de quatro pessoas que acabam se encontrando em um edifício para cometer suicídio na noite de Ano Novo: Martin, um ex-apresentador de tevê que está com a fama decadente, Maureen, uma senhora que tem um filho jovem em estado vegetativo, Jess, uma adolescente de 18 anos que começa a beber e usar drogas em excesso após perder a irmã mais velha e JJ, um músico que vê sua banda e seu relacionamento com a namorada chegar ao fim. Desse encontro inusitado acaba surgindo um pacto entre eles: ninguém irá se matar pelas próximas seis semanas. Forma-se aí uma amizade que pode provar que quando é para apoiarmos alguém em um momento difícil, não tem idade, religião ou estilo de vida quem impeça.

O principal ponto que eu quero destacar de toda o livro é o humor, que em nenhum momento quebra a narrativa e a seriedade de um tema tão complicado quanto o suicídio. O autor também nos faz compreender a complexidade de cada personagem, ao mesmo tempo traz reflexões sobre a vida e sobre como podemos sobreviver a ela da melhor maneira possível.

A história também já foi adaptada pro cinema em 2014, confesso que eu vi e gostei bastante, mas o livro é realmente bem melhor. Se a resenha acabou deixando vocês curiosos, vou deixar aqui em baixo os links para comprar na Saraiva e Estante Virtual. Logo em seguida também está o trailer do filme para vocês darem uma conferida.

Então é isso, gente! Por hoje é só! Espero que tenham gostado e até a próxima! 


Trailer

Nenhum comentário