Novidades

Dez anos sem Heath Ledger: 5 filmes que marcam seu legado

Por Equipe do Caderneta 





É incrível como uma década passa sem que se perceba. Parece que foi ontem que os pais de Heath Ledger receberam o Oscar Póstumo por uma das atuações mais brilhantes e marcantes da história do cinema – e do mundo nerd também. Este mês completa-se 10 anos que Heathcliff Andrew Ledger saiu dos palcos de modo triste e precoce. Em homenagem ao ator que encarnou o maior vilão da história dos quadrinhos, o Caderneta Nerd listou 5 filmes que tornaram sua carreira preciosa.  

O Segredo de Brokeback Moutain


Heath interpretou Ennis Del Mar, o que lhe garantiu uma indicação ao Oscar.
Algo ocorre nas Montanhas, mas esse fato não pode ser revelado. O acontecimento pode provocar a ruína na vida desses dois caubóis. O Segredo de Brokeback Mountain quebrou paradigmas na sua estreia em 2005, conquistou a crítica e o público como uma das mais belas histórias de amor já contadas no cinema. Enredo esse que nos é colocado sob o ponto de vista dos personagens Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennis Del Mar (Heath Ledger). A atuação dos dois é magnifica, a química é perfeita, o complemento entre os dois caráteres mostra o quão forte foi a personificação dos mesmos, principalmente de Heath, que mostrou ser um cara muito versátil, desde a cena em que ele quer demonstrar o quanto é um cara “duro” com a vida até a parte em que mostra o afeto entre ambos. Seu desempenho marca a narrativa, sem falar em um final emocionante que mostra o quanto aquele segredo nas montanhas se tornou algo tão valioso em suas vidas. Foi a primeira indicação de Heath ao Oscar.




O Patriota

Em O Patriota, Ledger foi filho de Mel Gibson.
Uma guerra chega no país, invade uma casa e, consequentemente, leva dor para uma família. Um pai, então, decide agir e lutar para salvar a América das mãos dos britânicos, junto também com o seu filho idealista. Ambos lutam por um bem em comum, a independência. Fazendo o papel de Gabriel Martin, Heath mostra o porquê de estar na mira dos grandes estúdios, dando vida a um personagem forte na sua personalidade, audacioso e convicto de sua ideologia. Os melhores diálogos do filme são de seu personagem. Enquanto isso, Mel Gibson se destaca pelas cenas de ação. Destaque para a cena quando Gabriel chama todos os homens na igreja para ajudá-los na guerra, a maneira como ele se sobressai e o seu convencimento são as coisas fortes que o deixam memorável em sua atuação. 




Coração de Cavaleiro

"Um homem pode mudar seu destino"
O jovem William tem o sonho de se tornar cavaleiro e disputar a competição marcial de justa, a qual consiste em dois homens de armadura, cada um em posse de uma vara. O objetivo é que um dos oponentes seja derrubado após a colisão. Infelizmente, para participar do torneio, é preciso vir de uma família de nobres. William e seus amigos, por conseguinte, criam uma identidade falsa para ele. O jovem escudeiro passa a ganhar vários prêmios e também o coração da doce Jocelyn.


Coração de Cavaleiro é mais um dos filmes pelos quais Heath é lembrado, uma vez que se tornou um clássico da Sessão da Tarde. O filme tem sua abertura conduzida pela música We Will Rock You e seu encerramento com We Are The Champions, e também rende boas cenas de comédia.  




10 Coisas que Odeio em Você

10 Coisas que Odeio em Você foi o primeiro filme de sucesso de Ledger.

Como esquecer Heath Ledger cantando Can’t Take My Eyes Off You na arquibancada de um campo de futebol? A cena clássica e nostálgica do ator é do grande sucesso 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999). O filme, dirigido por Gil Junger, conta a história das irmãs Kat (Julia Stiles) e Bianca Stratford (Larisa Oleynik) e de Walter (Larry Miller), seu pai superprotetor. Quando ele decide que Bianca só poderá namorar caso sua irmã mais velha namore também, Cameron (Joseph Gordon-Levitt), que é apaixonado por ela, paga a Patric (Heath Ledger), o bad boy da escola, para que seduza Kat.


A comédia romântica foi baseada no livro A Megera Domada, de Shakespeare. Foi um sucesso surpreendente, principalmente entre os adolescentes e os jovens da década de 1990, arrecadando mais de 50 milhões de reais de bilheteria. Até hoje, o filme é lembrado como um dos grandes clássicos de Heath Ledger, apreciado também pelo público jovem atual. Com certeza, a cena em que canta Can’t Take My Eyes Off You foi uma das mais marcantes do longa e levou Ledger a ser indicado à categoria de Melhor Perfomance Musical do MTV Movie Awards.





Batman: O Cavaleiro das Trevas

"Why So Serious?"
O ano é 2008, seis meses depois da morte do ator. Em Batman: O Cavaleiro das Trevas, Ledger encontra o apogeu da sua carreira. Maníaco, sádico e psicótico, seu Coringa foi o mais próximo da realidade já mostrado. Ele conquistou grande parte das premiações às quais foi indicado, inclusive o Oscar Póstumo de Melhor Ator Coadjuvante. Muito se fala sobre a preparação de Ledger para construir o Palhaço do Crime. Ele se trancou em um quarto de hotel por dias e chegou a fazer um Diário do Coringa. O diretor Christopher Nolan e os colegas de elenco se surpreenderam com a sua desenvoltura. Ele foi metódico, construindo o Coringa em detalhes (a voz e a maquiagem foram ideias dele).

Na época, chegaram a atribuir a culpa do falecimento à entrega dele ao personagem. Nada foi confirmado, é claro. A única coisa que se sabe é que ele passou a ter dificuldades para dormir após o filme. É difícil escolher uma cena do Coringa, pois todas são icônicas. A do lápis, a do hospital, a que ele conta como conseguiu as cicatrizes... O filme era mais do Coringa que do Batman. Abaixo segue a cena do interrogatório. 




Existem biografias de Heath Ledger e um recente documentário chamado I Am Heath Ledger, que conta sobre sonhos do ator em se tornar diretor e também mostra bastidores da construção do seu Coringa. Ele se foi muito cedo, mas seu legado ficará por muito tempo.

Nenhum comentário