Novidades

O que faz o filme do Pantera Negra tão importante? Ele é "pretinho igual a mim"

Por Luiz Gustavo Ribeiro




Pantera Negra, o herói negro, africano, mais que um orgulho, uma referência. Após tantos filmes e tantas fases, finalmente a Marvel terá um filme estrelado por um ator negro. O protagonista do longa é Chadwick Boseman, que em fevereiro de 2018 será o responsável por escrever um novo capítulo na história dos blockbusters do cinema.


A importância do longa está atrelado a uma série de fatores referentes à representatividade que um herói é capaz de passar. No início de 2016, a foto de Matias Melquíades, de 4 anos, causou uma grande repercussão na mídia e nas redes sociais. Naquela ocasião, a mãe do garotinho o fotografou com seu novo brinquedo, o boneco do personagem Finn, do filme Star Wars - O Despertar da Força. A imagem comoveu inúmeras pessoas pela a sinceridade e felicidade de uma criança que se encontrou num mundo de gente branca – inclusive John Boyega, ator que interpreta Finn, replicou a imagem em suas redes sociais enaltecendo o belo momento. Quando Matias foi questionado sobre o que o boneco representava para ele, logo disse a frase: “é pretinho igual a mim”. E daqui a alguns meses o garoto terá outra boa oportunidade de se sentir representado. Em uma entrevista recente, Chadwick Boseman falou sobre a sua expectativa em ver as crianças usando as fantasias do Pantera e brincando em ser o herói. 

Matias feliz em se sentir representado pelo boneco de Finn
Pantera Negra se juntará a nova realidade de espaço que aos poucos vem sendo conquistada na mídia. Séries como The Get Down, Cara gente branca, Atlanta, Luke Cage - herói da Marvel - estão representando inúmeras pessoas com uma nova visão, junto aos movimentos negros, como a cultura hip-hop e a batalha contra o racismo. Além disso, o rap é um fator essencial na composição da batalha por espaço nas mídias visuais, seja pelas batidas ou pelas letras, este é o melhor gênero para compor a trilha sonora de um filme ou série sobre negros - o segundo trailer do Pantera Negra comprova isso muito bem.   

Se você me perguntar hoje qual é meu ator favorito, eu direi Will Smith, qual o ator brasileiro, será Lázaro Ramos, um cantor será The Weeknd, já um brasileiro será Emicida. Todos são muito talentosos, mas além de trabalharem bem e me agradarem, eles me representam. Essa é a verdadeira importância do filme do Pantera Negra, ter algo que eu não tive muito na minha infância, ver que as crianças de hoje poderão se enxergar na figura de um herói que é mais que um coadjuvante de poucas falas e aparições, é a estrela do show, o centro das atenções.

Pantera Negra poderá ser o início de um marco no cinema
Um grande filme de herói negro demorou muito tempo para sair, mas como diz a famosa expressão: “antes tarde do que nunca”. Pantera Negra será um filme totalmente inverso dos outros, um elenco de maioria negra e contáveis de dedo os personagens brancos. Além de Chadwick Boseman, o longa contará com grande nomes do cinema recente como Michael B. Jordan, Lupita Nyong’o e Daniel Kaluuya. Por isso, as expectativas para o futuro dos blockbusters são as melhores possíveis, a representatividade não vai parar por aqui, mais filmes grandes com atores negros virão, como o Cyborg da DC Comics, além das sequências de Creed e Star Wars, porém sempre caberá espaço para evoluir e as pessoas devem se mobilizar, exigindo mais diversidade nos filmes como um todo.

Um comentário:

  1. É excelente que importantes franquias como Marvel ou Star Wars dêem oportunidade a atores negros. Meus respeitos por Michael B. Jordan, acho que ele fez um ótimo trabalho como Killmonger. Seu novo projeto com a HBO será incrível. Fahrenheit 451 será um dos ficção cientifica melhores filmes de 2018. O ritmo do livro é é bom e consegue nos prender desde o princípio. O filme vai superar minhas expectativas. Além, acho que a participação de Michael B. Jordan e Michael Shannon neste filme realmente vai ajudar ao desenvolvimento da história.

    ResponderExcluir