Novidades

Marcos Guerra Tântalos - como um castigo o transformou em escritor

Um jammer entre 30 pessoas e uma história curiosa 


*Por PH Dias 

Marcos Guerra criando o cachorro de Good Sir (Foto: PH Dias/Caderneta Nerd)

Quinta série, uma proposta na sala de aula: escrever uma redação sobre a parte física de sua casa. Marcos Guerra não aceitou na época, pelo fato de não gostar da ideia, e pagou um preço. O professor pediu, como forma de castigo, para que ele redigisse um texto de cem linhas com um tema livre. A partir dessa repreensão, ele escreveu uma história de aventura protagonizado por um samurai. Logo em seguida, sentiu tanto prazer pelo que escrevera que se descobriu como um escritor e, consequentemente, como roteirista e quadrinista, anos depois.

Na Global Game Jam de 2019, cujo tema é “O que o lar significa para você”, o escritor lembrou do seu começo de carreira. “Que ironia, mais de 20 anos depois e o tema retornou. O meu grupo foi encontrando ideias de desconstruir o tema da casa, apenas como uma entidade estritamente positiva, no sentido físico”, comenta Marcos.

O jogo “Good Sir” é sobre um cachorro vivendo em uma Inglaterra vitoriana, com seu lindo terno, buscando meios de reconstruir um lar. Nessa reconstrução, ele vive um dilema: conviver em um universo com seus parentes, o que também é uma forma de lar, ou ficar apenas no espaço físico dessa obra. Uma forma de dualismo entre o sentimento para com as pessoas que ama contra a valorização de todo o materialismo que está sendo remontado.

O ilustrador e roteirista do game traçou um paralelo com as formas de relacionamento em nossa sociedade contemporânea e conta como isso influenciou na criação do cachorro em Good Sir. “Existe um grande senso de materialismo (atualmente), ligado ao elogio, presente e o mérito, e pouca emoção na ideia de que o mérito, elogio e o presente são mais válidos quando são simbolizados em gestos que o colocam como indivíduo, não como uma arca de objetos”, afirma.

O conceito visual do cachorro vitoriano foi inspirada na literatura inglesa, específicamente no livro “Vento dos salgueiros”, do autor Kenneth Grahame, em que os animais são seres antropomórficos, ou seja, têm preocupações humanas, sendo dominados pela melancolia. Em relação à narrativa, o grupo bebeu na fonte da poesia brasileira de Castro Alves, principal poeta da terceira geração do romantismo, cuja característica mais marcante é o pessimismo histórico.

Marcos Guerra Tântalos não tem planos de descansar e pretende lançar um livro de poesias chamado “Trilogia em Guerra”. Será roteirista de duas HQs que serão lançadas no final do ano, são elas: “Necronomicon Amarelo”, que será desenhado por Will Silva; e “Dolmen”, desenhado por Geraldo Borges.

Toda esse caminho, desde o momento em que ele se recusou a escrever uma redação na escola ao passo em que ele começa a escrever histórias por conta própria, demonstra o quanto somos capazes de transformar as situações e tirar proveito delas para construir nosso futuro.

Um comentário:

  1. Agradeço a lisonjeira matéria em nome de toda a equipe por detrás de "Good Sir"! Muito obrigado!

    ResponderExcluir