Novidades

Cinco detalhes que tornam o realismo em Red Dead Redemption 2 um de seus melhores atributos

Cortar o cabelo, aparar a barba e tomar banho são essenciais na aventura western

POR DOUGLAS LUCENA

Pôster do game Red Dead Redemption 2 (Foto: Divulgação)

Com menos de um ano de lançamento, Red Dead Redemption 2 já alcançou diversas marcas excepcionais: ganhou em quatro das dez categorias das quais foi indicado no The Game Awards 2018, incluindo Melhor Narrativa, Melhor Música/Trilha Sonora e, ainda, Melhor Performance, com o Roger Clark, dublador do protagonista Arthur Morgan. E mais recentemente, em relatório fiscal divulgado pela desenvolvedora Take-Two, foi divulgado que o game já teve mais de 25 milhões de cópias enviadas às lojas ao redor do mundo.

Porém, o que tornou esse jogo de ação e aventura western um dos maiores sucessos da Rockstar Games? Além do roteiro e dos gráficos extremamente bem trabalhados, a aproximação do jogo com a vida real é um fator muito relevante na hora de fazer o jogador mergulhar na história do Arthur Morgan, Dutch Van Der Linde e companhia. Confira agora cinco detalhes que tornam o RDR2 mais real do que a própria vida real:

1. Crescimento do cabelo e da barba do Arthur

Assim como em todos os jogos de narrativa, o tempo em RDR2 não é estático. Temos dia, tarde, noite e madrugada. Com o andar da história e a realização das missões, dias vão passando e isso reflete diretamente no visual do protagonista: sua barba e seu cabelo vão ficando cada vez mais longos. Entretanto, o game permite que o jogador personalize o visual do Arthur de duas maneiras: com um kit de barbear, que pode ser encontrado ao lado da barraca do personagem no acampamento ou indo ao barbeiro, geralmente encontrado nas grandes cidades espalhadas pelo mapa. Nesta última opção, apesar do serviço ser cobrado, você pode alterar o estilo e o penteado do cabelo e da barba, o que não é possível através do kit de barbear.


Passagem de tempo no game é realístico (Foto: Divulgação)

2. Interação dos NPCs com o protagonista

Quem jogou Resident Evil 4 (Multi) irá lembrar do cachorro que, ao ser ajudado a sair de uma armadilha de urso no início do jogo, retribuía ajudando o jogador a matar um gigante. Tal “retribuição” é recorrente em RDR2. Além de seu nível de honra aumentar ao ajudar NPCs (Non-playable characters, ou personagens não-jogáveis, em português) em situações de risco – que estejam morrendo devido a uma picada de cobra ou com a perna presa em armadilhas – ao encontrá-los tempos depois nas cidades, além de agradecer por salvar suas vidas, eles te retribuem o favor com créditos extras em determinadas lojas.

3. Interações do protagonista com o ambiente

Faça sol ou faça chuva, Arthur Morgan sempre está disposto a cumprir com seus deveres, seja cobrar um devedor a pedido do Leopold Strauss ou ajudar o pequeno Jack Marston a pescar. Tais missões levam o protagonista a entrar em combate mano a mano ou até a cavalgar durante dias para chegar ao seu destino, e por causa desses fatores, suas roupas e sua pele começam a ficar sujas. Aqui, o realismo maior consiste no fato de que os NPCs com que você cruzar enquanto estiver sujo, falarão mal de você e até o evitarão em algumas situações. A solução? O bom e velho banho.

Para tomar banho, o jogador pode se dirigir ao hotel de qualquer cidade e solicitar o serviço, que é pago. Um quarto com banheira será reservado e você poderá até optar pelo “banho de luxo”, no qual é cobrada uma taxa maior e uma atendente irá te ajudar com a limpeza (porém apenas com isso). Um bom mergulho no rio ou ficar parado sob a chuva também surtem efeito, caso o player esteja em uma situação que o impeça de visitar a cidade mais próxima.

O realismo do RDR2 faz com que até a higiene do personagem interfira no jogo (Foto: Divulgação)

4. Honra e sistemas de punição

O sistema de honra é relativamente simples: ajude as pessoas e tome as decisões certas que seu nível de honra subirá. Quanto mais prestígio você alcançar, mais reconhecido se tornará entre as pessoas, que além de descontos, também desbloquearão novos itens em lojas de armas e conveniências.

Além disso, outro fator que me chamou atenção sobre o realismo do jogo foi sobre o sistema de punições. Ao contrário de Grand Theft Auto: San Andreas, que sobe um nível de “procurado” na tela ao matar alguém, mesmo não tendo nenhuma outra pessoa ao redor, em Red Dead Redemption 2, os crimes precisam ser testemunhados para o protagonista assumir o status de “procurado”. E você ainda tem a opção de ameaçar a testemunha, caso consiga alcançá-la, e “convencê-la” a não delatar seus crimes às autoridades locais.

5. Armas e equipamentos

Por fim, as armas e equipamentos que o personagem do Arthur Morgan carrega possuem algo como uma vida útil. Conforme o jogador for usando determinada arma, a mesma irá se desgastar até o ponto de ficar inutilizável. Para consertar, basta selecionar a arma avariada e escolher a opção cuidar. No processo, será preciso você ter em seu inventário o item óleo de armas, que serve justamente para devolver o dano e a precisão aos seus equipamentos. Tal item pode ser conseguido através de pilhagem em inimigos ou comprado diretamente com o armeiro.

Nenhum comentário