Novidades

Guia Star Wars: Conheça a saga mais famosa do cinema

Por Douglas Lucena e Leonardo Figueiredo


Há 40 anos George Lucas iniciava a história de uma das famílias mais famosas do cinema. E não estamos falando da típica família de comercial de margarina, pois tudo é perfeito dentro dessa utopia. Não, com certeza os Skywalker têm uma história conturbada, uma vez que a luz e a escuridão seduzem e se digladiam entre os personagens que possuem esse sobrenome poderoso.

Star Wars, ao longo de quatro décadas, não se resume apenas aos filmes. Muito material foi produzido em diferentes mídias e vários curiosos frequentemente têm dúvidas de por onde começar sua introdução dentro dessa grandiosa mitologia. Antes de mais nada, é importante dizer que centenas de histórias foram escritas e desenvolvidas. No entanto, em 2012 a Disney comprou a obra de George Lucas e grande parte das histórias passaram a ganhar o selo “Legends”. E justamente por serem lendas que não irão se encaixar devidamente na cronologia oficial. Você pode ou não desconsiderá-las.

Com a estreia do oitavo episódio da franquia, Os Últimos Jedi, o Caderneta Nerd embarca na nobre missão de traçar o caminho para os iniciantes que buscam entender como funciona Star Wars, o que deve ser visto e o que de fato é canônico. O que você necessita aprender em primeiro lugar é que existiu um tempo de paz e outro de trevas, um tempo antes e depois do Império surgir e dos Cavaleiros Jedi serem dizimados. Cuidado com possíveis spoilers.

Tudo começou há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante…

Episódio I - A Ameaça Fantasma

O garoto da imagem é Anakin Skywalker, ao lado dos Jedi Qui-Gon e Obi-Wan. A rainha Amidala segura a arma.

A aventura começa cerca de 32 anos antes da explosão da primeira Estrela da Morte. O enredo trata do Mestre Jedi Qui-Gon Jinn que, junto de seu aprendiz Obi-Wan Kenobi e à comando da República Galáctica, escoltam a Rainha Amidala para uma negociação do fim de uma disputa comercial interplanetária envolvendo o planeta Naboo. As coisas ficam um tanto complicadas quando o Lorde Sombrio dos Sith ordena a morte dos Jedi e a invasão ao planeta Naboo.


Aqui temos o início da história de Anakin Skywalker, que nesse filme é ainda uma criança, e como o cenário político se encaminha para a ascensão do Império Galáctico, através do até então Senador Palpatine. O filme também gira em torno de uma profecia sobre O Escolhido, um ser que traria equilíbrio à Força. No fim do longa, vemos a graduação de Obi-Wan à Cavaleiro Jedi e Anakin tornando-se seu aprendiz (mesmo com a relutância do Conselho Jedi), pois o Cavaleiro acha que o garoto é o Escolhido da profecia


Episódio II - Ataque dos Clones

10 anos depois do Episódio I, Padmé e Anakin se apaixonam. 

10 anos após os acontecimentos d’A Ameaça Fantasma, neste filme vemos um Anakin já crescido e em treinamento para se tornar um Cavaleiro Jedi, assim como seu mestre Obi-Wan Kenobi. Tendo que lidar agora com o crescimento de um movimento separatista organizado pelo ex-Mestre Jedi Conde Dooku, a ex-Rainha de Naboo e agora Senadora, Padmé Amidala, viaja para a capital galáctica Coruscant, onde após sobreviver a uma tentativa de assassinato, é colocada sob os cuidados de Anakin, enquanto seu mestre Kenobi fica encarregado de investigar o crime.

Dando prosseguimento a história do futuro Darth Vader, o Ataque dos Clones é essencial para que entendamos os passos que levaram Anakin a abraçar o Lado Sombrio. No longa, além de se apaixonar pela Padmé, o jovem padawan também perde sua mãe, Shmi, e levado pelo ódio, massacra toda a tribo que torturava sua progenitora. No fim do filme, é mostrado o casamento entre Anakin e Padmé, tendo como testemunhas apenas os dróides R2-D2 e C-3PO.

Guerra dos Clones 

Por ter sido uma série longa, Guerra dos Clones traz muita riqueza à saga.

Se há uma época de fundamental importância dentro do universo de Star Wars, ela é conhecida como as Guerras Clônicas. Travada entre a República e os Separatistas, a guerra foi um marco na galáxia. Esse período durou três anos e se passa entre os Episódios II e III. A animação teve seis temporadas e aprofunda muitas questões sobre a mitologia, inclusive a respeito da Ordem Jedi e principalmente sobre o temperamento de Anakin Skywalker. Vemos sua ascensão como Cavaleiro Jedi e como seu destino pouco a pouco é moldado. Sem mencionar o privilégio de conhecer o íntimo de alguns personagens queridos, como Mestre Yoda.  

Episódio III - A Vingança dos Sith

Você era meu irmão, Anakin... Eu amava você
"Eu trouxe a paz, liberdade, justiça e a segurança para o meu novo Império!". 
Finalmente, 3 anos após o início das Guerras Clônicas e 19 anos antes da explosão da Estrela da Morte, temos a conclusão da trilogia prequel. Com os Cavaleiros Jedi liderando a guerra contra os Separatistas, o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi tem a missão de eliminar o General Grievous, líder do Exército Separatista, enquanto o agora Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker aproxima-se do Supremo Chanceler Palpatine para espioná-lo a mando da Ordem Jedi. Devido ao forte laço de amizade criado entre os dois, Anakin vê-se diante de um enorme impasse.

“O medo leva à raiva, a raiva leva ao ódio e o ódio leva ao sofrimento.” Vários acontecimentos e fatos aqui colaboram para o nascimento do Darth Vader. Mesmo com a Ordem Jedi acatando a ordem do Supremo Chanceler Palpatine de tornar Anakin o representante do Conselho Jedi, eles ainda não o nomeiam como Mestre Jedi. Amedrontado com pesadelos envolvendo a morte de sua esposa Padmé, Anakin é enganado por Palpatine e sucumbe ao Lado Sombrio e é rebatizado como Darth Vader. Com a Ordem 66 executada levando os Jedi à extinção, o Lorde Sombrio dos Sith, Darth Sidious ou, como revelado, o Supremo Chanceler Palpatine, engana a República fazendo-os pensar que a Ordem Jedi era uma ameaça, levando assim à extinção do Senado e ascendendo como Imperador do Império Galáctico.  

Star Wars Rebels

Esra é o protagonista da série, sendo treinado para se tornar um Jedi por Kanan.

Aproximadamente 14 anos depois de A Vingança dos Sith, chegamos em Star Wars Rebels. A série animada conta a história de uma célula rebelde que viaja pela galáxia a bordo da nave Fantasma, com missões cujo objetivo central é desmantelar os planos do Império. Kanan, um dos tripulantes e também um Jedi sobrevivente da Ordem 66, acaba conhecendo Ezra Bridger e percebe que a Força é poderosa no garoto. 

A série possui quatro temporadas e a Disney XD já anunciou o seu fim. Ela faz a ponte entre a trilogia clássica e a trilogia prequel. Conta também com as participações gloriosas de personagens bastante conhecidos, como Darth Vader, Obi-Wan Kenobi e até a Princesa Leia. O que é curioso em Rebels é que nenhum dos personagens está presente nos filmes, o que faz os espectadores levantarem questões sobre o fim da animação… Será que todos vão morrer?  

 Rogue One    

Jyn Erso e o esquadrão Rogue One precisam roubar os planos da Estrela da Morte.

Cronologicamente falando, Rogue One: Uma História Star Wars se passa mais ou menos três dias antes do início de Uma Nova Esperança. Aqui conhecemos a heroína Jyn Erso, que é recrutada pela Aliança Rebelde para encontrar seu pai, um engenheiro responsável pela construção da arma mais letal que o Império já produziu: a Estrela da Morte.


Aqui é possível sentir a terrível atmosfera de guerra e falta de esperança. A chance de restaurar a paz na galáxia é descobrir qual é o ponto fraco da Estrela da Morte e impedir que o Império dizime planetas inteiros. A batalha final é linda e épica, e a breve participação de Darth Vader é magnífica. Este é o primeiro filme da saga a falar sobre os cristais Kyber, pedra que energiza os sabres de luz dos Jedi. O filme termina minutos antes do início do Episódio IV. 

Episódio IV - Uma Nova Esperança

Os Cavaleiros Jedi eram guardiães da paz... Antes da era das trevas

Da esquerda para a direita: Chewbacca, Luke Skywalker, Obin-Wan Kenobi e Han Solo. 

“Sua Alteza, sobre a transmissão, o que eles nos enviaram?” “Esperança.” Com esse diálogo entre o Capitão Shaef Corssin e a Princesa Leia no fim de Rogue One, o primeiro filme da franquia lançado, Uma Nova Esperança, já tem início nos minutos seguintes ao fim do longa. O filme conta a história de um jovem fazendeiro chamado Luke Skywalker que, junto com o contrabandista Han Solo, envolve-se na Guerra Civil Galáctica entre o Império Galáctico, liderado pelo Lorde Sombrio dos Sith e seu aprendiz, Darth Vader, e a Aliança Rebelde, liderada pela Princesa Leia Organa.



R2-D2 e C-3PO têm a missão de encontrar o Mestre Jedi Obi-Wan Kenobi em seu esconderijo no planeta Tatooine para transmitir-lhe uma mensagem da Princesa Leia. Os droides são encontrados pelo jovem Luke, que após a morte de seus tios pelas mãos dos Stormtroopers, não vê outra alternativa exceto ajudar Obi-Wan e a Aliança na guerra. No filme, Luke é apresentado ao conceito da Força através de Obi-Wan, quando o mesmo utiliza-a para enganar a mente de uns guardas na cidade. Com o sonho de virar um Jedi, Luke Skywalker, com a ajuda de Han Solo, Obi-Wan e a Aliança Rebelde, explode a Estrela da Morte e acaba com os planos do Império.

Episódio V - O Império Contra-Ataca


Luke... Eu sou sei pai


Luke treinando com Mestre Yoda.

Considerado por muitos como o melhor filme da franquia, O Império Contra-Ataca é uma obra-prima da ficção, sendo inclusive preservado pela Biblioteca do Congresso no National Film Registry por ser “culturalmente, historicamente e esteticamente significante”. Após três anos da explosão da Estrela da Morte, o Império concentra suas forças remanescentes na busca e eliminação da Aliança Rebelde. Enquanto Han Solo tem que lidar com seus sentimentos pela Princesa Leia e confrontar o temível Jabba The Hutt, Luke parte na jornada de se tornar um Mestre Jedi indo treinar com o Mestre Yoda, antigo líder da extinta Ordem Jedi.

Tudo nesse filme é perfeito. Desde a trilha sonora mundialmente conhecida da Marcha Imperial até a famosa frase “Eu sou seu pai” dita por Darth Vader a Luke Skywalker. A ideia e o misticismo da Força são aprofundados através do treinamento de Luke com o Yoda, no qual o antigo líder da Ordem ensina que tudo o que existe é a Força e que somente através de seu controle é que nasce um Mestre Jedi. Não podemos deixar de citar também a relação entre o Darth Vader e Luke, na qual mesmo após várias tentativas do Sith, o Jedi permanece fiel aos ensinamentos do Mestre Yoda. Com a revelação de Vader como sendo o pai de Luke, ele se recusa a acreditar, jogando-se da plataforma espacial que estava, porém sendo resgatado da morte iminente pela Leia e Solo na icônica espaçonave Millenium Falcon. Extremamente elogiado pela crítica, O Império Contra-Ataca contém, de longe, o melhor roteiro dentre os longas da franquia.

Episódio VI - O Retorno de Jedi

A Força é poderosa na minha família. Meu pai a tem, eu a tenho... Você tem esse poder também

Duas gerações de Skywalkers. O Lado da Luz e o Lado Sombrio.


A conclusão da trilogia original e o fim da história do Anakin Skywalker, O Retorno de Jedi é o desfecho da guerra entre o Império e a Aliança. Com o Imperador Palpatine supervisionando pessoalmente a construção da segunda Estrela da Morte, a Frota Rebelde dá início a um ataque de grande escala à arma de destruição planetária, para evitar o término de sua construção, matar o Lorde Sith e aniquilar de vez o Império Galáctico, devolvendo assim a democracia e a paz à galáxia. Luke Skywalker também tem como objetivo resgatar seu pai, Darth Vader, do Lado Sombrio da Força e trazê-lo de volta ao Lado Luminoso.

O conceito da Força nunca foi tão aprofundado quanto nessa trilogia original. Após a morte do Mestre Yoda, a Força concentra-se apenas em Luke e seu destino é derrotar os Sith para restabelecer a paz e trazer equilíbrio à Força. Em determinado momento do longa, também é revelado a Luke que Leia é sua irmã, portanto também uma Skywalker. Enquanto a Aliança Rebelde se encarrega de destruir a segunda Estrela da Morte, Luke vai confrontar o Imperador para dar um fim ao Lado Sombrio. Mesmo com as tentativas do Darth Sidious de fazer Luke usar seu ódio para matar seu pai, Vader, ele permanece firme ao Lado Luminoso. Quando o Imperador tenta matá-lo com os relâmpagos da Força, Vader volta-se contra seu mestre e o mata, cumprindo assim a profecia do Escolhido. No fim, Anakin Skywalker traz equilíbrio à Força matando Sidious e morrendo em seguida, nos braços de seu filho.

Episódio VII - O Despertar da Força

A Força... O Lado Sombrio... Os Jedi. É tudo real

Rey é a nova protagonista da atual trilogia. 

Se passando 30 anos após a destruição da segunda Estrela da Morte, O Despertar da Força é o início de uma nova trilogia da saga Star Wars. A nova história gira em torno da jovem Rey que encontra o droide BB-8, o qual contém informações sobre o último Jedi da galáxia, Luke Skywalker. Acompanhada por Finn, um stormtrooper desertor da Primeira Ordem, Rey descobre que possui uma forte conexão com a Força e isso a levará a enfrentar o Lado Sombrio.

Com a destruição do Império em O Retorno de Jedi, a Aliança Rebelde consegue restabelecer a República Galáctica, e agora luta para evitar o crescimento da Primeira Ordem, um grupo remanescente do antigo Império Galáctico, liderado pelo Líder Supremo Snoke. No longa, além do Snoke, temos um novo vilão chamado Kylo Ren, filho de Han Solo com Leia. Temendo a repentina ascensão da Primeira Ordem, a Resistência, liderada por Leia, envia Rey para encontrar Luke, a última esperança para a nova guerra iminente. O filme termina com Rey entregando a Luke seu antigo Sabre de Luz, em seu local de exílio. O longa é amplamente elogiado pela crítica, recebendo 6 indicações ao Oscar.


Os Últimos Jedi e além 


Está na hora dos Jedi acabarem

Rey, Luke e Kylo Ren serão o foco de Os Últimos Jedi.

Pouco se sabe a respeito da trama do oitavo episódio da franquia. O que é de conhecimento do público foi dito superficialmente no filme anterior. Luke abriu uma Academia Jedi, um dos pupilos passou para o Lado Sombrio e matou todos os outros aprendizes. Traumatizado, Luke se exila no primeiro Templo Jedi. Na Velha República, existiam cerca de 10 mil Jedi na galáxia e agora o peso desse legado está nas mãos do único que restou. O que ele fez durante esse período e quais são suas novas ambições, apenas o novo filme dirá. Será que existem novos caminhos para a Força?

É honesto alertar que este guia não está completo. Existem histórias em quadrinhos e livros que relatam muitos fatos decorridos entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força. Afinal, são 30 anos de lacuna. Por quatro décadas, Star Wars se expandiu e agora ganha mais ramificações que tentam alcançar novos fãs. Além de ser uma aventura no espaço, Star Wars é sobre família, sobre tragédia, amor, amizade, a luta do bem contra o mal e da liberdade contra a opressão. Enfim, ingredientes que prometem prender várias gerações adiante. A Força ainda é poderosa entre nós.

Trailer completo da saga:


Nenhum comentário