Novidades

Time de LoL da UFRN ajuda a propagar o cenário de eSport regional

Por Douglas Lucena 


Time de LoL da UFRN treinando no IMD. 
O League of Legends é, atualmente, um dos MOBAs mais jogados do mundo. Com uma premiação em campeonatos mundiais ultrapassando os U$4 milhões de dólares, o jogo vem se mantendo desde outubro de 2009, sempre inovando, atualizando e trazendo novas mecânicas, itens e personagens para o vasto universo.

Agora em 2018, o LoL, como é popularmente conhecido, entrará em sua 8ª temporada. E dentre os tantos campeonatos do jogo organizados pelo país, o time profissional da UFRN levou para casa o 3º lugar do JUBs 2017. Os Jogos Universitários Brasileiros, que este ano aconteceu em Goiânia, no estado de Goiás, teve o pódio totalmente nordestino. O primeiro lugar ficou com a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) que, na ocasião, enfrentou a UFS (Universidade Federal de Sergipe). Na disputa de terceiro lugar, tivemos a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) contra a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na qual a equipe nordestina saiu vitoriosa.

Ghabriel Alves, coach do time, nos conta que a equipe surgiu de um projeto da UFRN iniciado em 2016, no qual através de um campeonato interno entre os quatro melhores times do estado, os melhores jogadores foram chamados para compor a base do time. “Claro que isso foi mudando com o tempo. Muitos dos jogadores aqui presentes não fizeram parte do campeonato lá atrás. Eu, por exemplo, fui chamado como jogador, porém hoje estou como treinador do time”, relata Ghabriel.

Sobre a rotina dos treinos, Ghabriel fala o porquê de ser só um dia na semana: “Nós costumeiramente nos reunimos aqui [no prédio do IMD] toda sexta-feira porque é o horário que todos temos livre. Como todos são aluno aqui da universidade, temos uma agenda acadêmica a ser cumprida, e as coisas complicam um pouco mais porque os dois suportes do time não são da área de exatas, tornando um pouco mais difícil de combinar as agendas. Mas sempre que podemos, na semana ou outro dia, nós jogamos juntos e procuramos trazer esse aprendizado para o dia dos treinos.”

Sobre o terceiro lugar no JUBs, o treinador lamenta por não conseguirem chegar mais longe, porém ele mantém a confiança na capacidade do time: “Estávamos ganhando os jogos com certa facilidade, e isso nos deu muita confiança. Talvez essa confiança tão grande foi o que nos fez tropeçar. Mas esse terceiro lugar só nos mostra que, com esforço e dedicação, podemos alcançar colocações mais altas no futuro.”

Por fim, em relação ao futuro do jogo, Ghabriel faz algumas previsões baseadas em sua trajetória como jogador: “Creio que o LoL está se encaminhando para o meta game ser o early game. Ou seja, o objetivo a ser alcançado para a vitória será acumular vantagens sobre o oponente cedo na partida para trabalhar essas vantagens e vencer. E o anti-jogo seria justamente segurar o avanço do oponente e impedir que ele cresça no jogo.”

Na tabela abaixo, podemos conferir o nome de todos os membros do time, juntamente de suas respectivas posições, elos e campeões preferidos.


Nome do jogador
Posição
Elo
Campeões preferidos
Victor Angelo
Rota do topo
Platina I
Gangplank, Riven
Iago José
Rota do meio
Diamante I
Taliyah, Ahri
Antonio Thiago
Caçador da selva
Diamante III
Udyr, Xin Zhao, Elise
Raul Souza
Atirador
Diamante III
Kalista, Varus, Tristana, Caitlyn
Danilo Carvalho
Suporte
Mestre
Zyra
José Ben Hur
Suporte (reserva)
Diamante V
Thresh, Bardo
Ghabriel Alves
Treinador
Diamante III
Ekko

Para saber mais informações sobre o projeto, o e-mail oficial é ligaufrn@imd.ufrn.br. E o professor Alyson Souza, do Instituto Metrópole Digital, é o responsável pelas ações.

Nenhum comentário