Novidades

Pokémon GO: Novidades trazem mais monstros ao jogo

Por Douglas Lucena 


Logo após seu anúncio em setembro de 2015, Pokémon GO foi um dos jogos mais esperados para 2016. Prometendo capturas, trocas e batalhas intensas, o jogo virou a cabeça dos fãs que aplaudiram de pé a iniciativa da The Pokémon Company em parceria com a Niantic. Finalmente, o desejo de muitos se tornaria realidade: tornar-se um mestre Pokémon. Lançado para Android e iOS, o jogo de realidade aumentada foi um sucesso, chegando até a ganhar o Game Awards 2016 na categoria “melhor jogo mobile”.

Hoje, há mais de um ano do lançamento do game aqui no Brasil, o número de jogadores ativos é bem reduzido. Em abril deste ano, somente nos EUA, mais de 80% dos treinadores iniciais penduraram suas pokédex e abandonaram seus Pokémon. Mas isso não foi motivo para a Niantic desistir de sua criação. Esse mês, uma das mais aguardadas atualizações finalmente foi lançada: já é possível encontrar e capturar os Pokémon originários da região de Hoenn!


Com 135 novos monstrinhos, a desenvolvedora prova que o jogo não está morto. Mas afinal, como ele se encontra atualmente? O Caderneta Nerd preparou um especial onde mostra o atual funcionamento do game e seus futuros planos.

Gotta Catch ‘Em All!

No início do jogo, podemos escolher entre três times disponíveis: o Team Mystic, representado pela cor azul e pelo símbolo do Articuno; o Team Valor, representado pela cor vermelha e pelo símbolo do Moltres e o Team Instinct, representado pela cor amarela e pelo símbolo do Zapdos. Cada time tem um líder diferente e esses líderes te guiarão em sua jornada, dando dicas e avaliando os Pokémon que você capturar.

Os líderes dos times, com suas respectivas cores e símbolos

Sendo um jogo de realidade aumentada, através de um celular Android ou iOS devidamente conectado à internet, o mestre Pokémon anda pelas ruas de sua cidade procurando e capturando todos os Pokémon que apareça em sua tela. Com pokéstops e ginásios espalhados pelo GPS, o treinador pode ganhar itens que o ajudarão em sua jornada, como pokébolas, doces, poções e outros. Atualmente, estão disponíveis os Pokémon da primeira até a terceira geração, num total de 356 monstrinhos.

O símbolo do PokéStop fica redondo ao se aproximar dele. Ao girar o disco, itens aleatórios são entregues ao jogador.

A mais recente atualização, além de adicionar os Pokémon de Hoenn, também adicionou um novo elemento de clima ao jogo. E esse fator influencia diretamente na jogabilidade. Por exemplo, se estiver chovendo, Pokémon do tipo água aparecerão com mais frequência, e em dias ensolarados, Pokémon do tipo fogo serão maioria. O clima afetará ainda as batalhas, dando bônus aos Pokémon. Ou seja, em dias de sol, procure batalhar com seu Charizard e seu Blaziken.

Pikachu, eu escolho você!

O atual sistema de batalhas é dividido entre batalhas de ginásio e batalhas de raid. Sendo ambas realizadas nos ginásios, elas possuem uma mesma jogabilidade de “atacar e esquivar”. Um ginásio pode ser comandado por até 6 Pokémon de diferentes treinadores, porém todos de um mesmo time. Por exemplo, um determinado ginásio possui 4 Pokémon do time Mystic defendendo-o. Caso alguém do time Valor queira colocar um Pokémon seu lá, ele terá que lutar e derrotar os 4 Pokémon adversários para poder reivindicar o ginásio para sua equipe. A cor do ginásio muda de acordo com o time que o controla.

Ginásio comandado pelo Team Mystic

Já as batalhas raid são feitas em um grupo de até 20 pessoas, podendo possuir treinadores de todas as equipes. Os jogadores, com 6 Pokémon cada um, unem forças para tentar derrotar os chamados chefes da raid, ou do inglês, Raid Boss. Tais batalhas possuem níveis de dificuldade de 1 a 5, onde quanto maior o número, maior a dificuldade. Ovos irão aparecer aleatoriamente nos ginásios e irão chocar, revelando assim seus chefes. A cor dos ovos irá determinar o nível da raid, sendo os níveis 1 e 2 representados pela cor rosa, 3 e 4 pela cor amarela e 5 pela cor roxa. Informações mais detalhadas podem ser encontradas diretamente no site oficial do jogo. 

O ovo por chocar, a batalha e a preparação do time, respectivamente.

Onde estão os lendários?

Diversos foram os Pokémon lendários lançados até agora. Num primeiro momento, tivemos a liberação das aves lendárias: Articuno, Zapdos, Moltres e Lugia, originários da região de Kanto. Em seguida, tivemos os três cães lendários: Raikou, Entei e Suicune, originários da região de Johto. E mais recentemente, tivemos a aparição do Ho-Oh. O poderoso Mewtwo também deu o ar da graça no jogo mobile, porém somente no sistema de batalhas raid EX, ainda em fase de testes.

Tais Pokémon lendários apareciam de batalhas de raid level 5, e após tais batalhas serem vencidas, os treinadores recebiam as chamadas “premier balls” para tentar capturá-los. O número de bolas recebidas depende de fatores como qual equipe deu mais dano na batalha, qual equipe comanda o ginásio no qual ocorreu a batalha, entre outros.

O futuro à Arceus pertence

Uma coisa podemos garantir: o próximo Pokémon lendário será o Groudon. Já outras estão incertas, como o sistema de troca de Pokémon entre contas, algo muito esperado pelos fãs. A petição dos treinadores por um sistema PvP também é gigante, afinal um dos motivos pelo qual treinamos é justamente esse: para ser dos mestres, o melhor. A Niantic, através de comunicados em suas redes oficiais, sempre deixou claro que procura atender o pedido dos fãs da melhor maneira possível. Só nos resta esperar.


Enfim, Pokémon GO teve seu ápice no lançamento. Após um longo período sem novidades, o jogo agora retorna com cada vez mais força e esperamos que os antigos jogadores retornem para suas jornadas de mestres Pokémon.

Nenhum comentário