Novidades

Encontro de Cinéfilos em Natal celebra a maior noite do cinema americano

Por PH Dias


No dia 04 de março de 2018, último domingo, o mundo do cinema parou para acompanhar o maior evento da indústria cinematográfica de Hollywood: a premiação do Oscar. Na sua nonagésima edição, cinéfilos se reúnem nos melhores lugares possíveis para acompanhar e debater sobre os ganhadores, perdedores e esnobados da Academia. E na cidade de Natal não poderia ser diferente. Foi feita uma festa, no Biergarten Natal, em Capim Macio, com organização conjunta por parte dos sites Vivo no Cinema, blog O Chaplin, portal SetCenas, e a ACCiRN - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte.

A festa começou às 19 horas, com a apresentação dos organizadores do evento, como também um bolão premiado. A diretoria da ACCiRN homenageou cinco críticos de cinema potiguares In Memoriam – Lívio Dantas (jornal A República), Nelita Abreu Rocha (correspondente em Hollywood do jornal A República), Berilo Wanderley (Tribuna do Norte) e Moacyr Cirne (Tribuna do Norte).

A reportagem do Caderneta Nerd não podia estar de fora e entrevistou dois dos responsáveis pela festa: Marcos Trindade, um dos diretores do Portal SetCenas, co-fundador da ACCiRN - Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte e o mesmo falou como se sente participando desse acontecimento.

O lugar é grande, aconchegante, com um bar que servia refrigerantes, bebidas alcoólicas, petiscos. Como também um espaço de lazer desde jogos de bilhar até uma piscina para quem quisesse acompanhar a maior festa da sétima arte do melhor estilo possível.


Havia também brindes, como: canecas, camisas, cartazes, para os fãs de cinema consumirem. Um tapete vermelho foi colocado na entrada, isso tudo feito para que os indivíduos se sentissem dentro da festa em Hollywood.

Encontro foi realizado no Biergarten Natal. 



“Hoje é um acontecimento de congraçamento que vai sentar para discutir o que nós gostamos. E me sinto muito bem ajudando de alguma forma essa eventualidade”, diz Marcos.

Marcos ainda explica as coisas boas de se tirar de um filme. “Um dos maiores benefícios é você ter acesso a uma arte que proporciona, acima de tudo, um conhecimento, um aprendizado, se você consegue através dos filmes retirar as mensagens e fazer crescer, por meio de uma reflexão que está acontecendo na tela, isso lhe dá um ganho cultural e de conhecimento. Desde que a pessoa possa extrair do filme os caminhos da humanidade, porque o cinema é o espelho do que está acontecendo no mundo”, fala o pós-graduado em Cinema.

E ele ainda explica como funciona o Bolão. “Você dá seus palpites e no final da premiação há uma conferência. O primeiro lugar vai ganhar 4 livros, dois pares de ingressos, alguns cartazes dos filmes que estão concorrendo, e o segundo lugar dois pares de ingressos, uma quantidade de livros menor e poucos cartazes. Isso tudo é para estimular o debate, ou seja, o interesse acerca do filme, comparação”, relata.

E ainda fala para qual longa vai à torcida” Estou torcendo para Trama Fantasma, um pouco diferente da maioria, porém quem deve ganhar é Três Anúncios para um Crime”.

Entrevistamos Sávio Oliveira, comunicólogo social e um dos organizadores do Encontro.

Como e quando começou a ideia do Evento?


Nós começamos em 2015, onde temos um grupo pelo WhatsApp chamado de "Cinéfilos em Natal”. Tudo começou quando eu era colaborador do Vivo no Cinema e tivemos uma ideia de juntar o grupo, mencionado antes, para assistir ao evento do Oscar. E tivemos uma ideia de fazer um compromisso acerca desse tema, conseguimos o espaço, que antes era no Montana Café, perto da UFRN. Lá não tinha estrutura, tínhamos que botar tendas, mesas e deu muito certo: 200 pessoas foram assistir nesse ano, no outro ano foi um sucesso também. Ano passado não rolou porque a entrega do Oscar foi no mesmo período do carnaval e o Montana fechou, esse ano conversamos com algumas pessoas e voltamos com algumas propostas, deu certo, e estamos fazendo nesse espaço novo. Começou com um grupo de WhatsApp e da junção de poucas pessoas acabamos transformando em um evento.

Como se sente realizando esse evento?

Acho bacana porque juntamos pessoas comuns com o mesmo gosto que é o cinema. Geralmente durante uma sessão nós não debatemos, a ideia é essa, discutir sobre os filmes e brindar, assistindo essa que é a maior premiação de cinema estadunidense, que é o maior do mundo. Comemos, bebemos, discutimos, conversa e fico muito feliz com isso, de juntar as pessoas e poder estar participando.

Existe algum benefício em ser um cinéfilo em Natal?

A cidade é muito complicada, porque traz poucas coisas do cinema alternativo, é mais o main-stream, algumas redes de cinema tentam trazer algo de diferente, o cinema de arte, mas é uma cidade um pouco ingrata, porque traz poucas coisas. Mas nós tentamos com unhas e dentes, juntamos um pessoal para fazer algumas sessões, cineclubes no Teatro de Cultura Popular. Enfim, é complicado, mas vamos lutando.

Para quem está torcendo no Oscar desse ano?

Estou torcendo para Três Anúncios para um Crime, Trama Fantasma estou digerindo um pouco ainda, pois assisti hoje.


O grande vencedor da noite foi A Forma da Água, com 4 estatuetas, incluindo Melhor Filme e Diretor. Dunkirk levou 3 prêmios e Três Anúncios para Um Crime apenas 2.  

Nenhum comentário