Novidades

Cine Cultural: a sétima arte chega em Parnamirim

Por Léo Figueiredo 



Ser cinéfilo em uma cidade que não tem cinema não é tarefa fácil. Na região da grande Natal, o cidadão precisa percorrer às vezes uma longa distância para ir à capital e conseguir apreciar o filme que anseia ver. Em muitos casos, o valor da passagem somado ao preço de uma sessão em 3D - atualmente é raro encontrar uma que não seja nesse formato - são motivos de desestímulo para aquele cidadão que adora ficar diante da tela grande, ama a atmosfera imersiva da sala escura e se sacia com o cheiro inebriante de pipoca que perpassa o ambiente durante toda a sessão.

Natal possui três grandes empresas de cinema, localizadas em quatro shoppings da cidade. A longitude entre eles é outro aspecto que também não ajuda. Se para um estudante, que paga meia entrada, já é cansativo, imagine para quem paga inteira. Agora os amantes da sétima arte de Parnamirim podem ficar mais tranquilos, pois desde novembro de 2017 uma luz no fim do túnel brilhou no Parnamirim Shopping, na área central do Trampolim da Vitória.    

É impressionante como a magia do cinema pode tocar as pessoas quando menos se espera. É o caso de Ezequias Ramalho (Deco), 27 anos, que cuida de toda a parte operacional do Cine Cultural. O jovem, que já foi Técnico em Informática, com mais de cinco mil horas de assistência técnica no currículo, e que também já trabalhou como Social Media, aceitou o convite de trabalhar no cinema. Mesmo admitindo não ser cinéfilo de carteirinha, pelo entusiasmo em seus olhos, essa foi uma decisão da qual não se arrepende.

“Eu trabalhava instalando internet. Depois resolvi trabalhar para mim. Minha esposa é artesã e fui funcionário na empresa dela como design. Criei um Instagram da empresa e hoje possui mais de 13 mil seguidores. Depois que tudo ficou estruturado por lá, eu decidi procurar outro rumo. Me encontrei com um ex-patrão e ele estava com a ideia de plantar um cinema aqui. Ele é dono de uma empresa chamada RN Projetores, a qual já possuía toda a estrutura de som e a parte visual. A parte operacional do cinema é responsabilidade totalmente minha, enquanto ele fica com a parte de estrutura. E está dando muito certo” conta.

O Cine Cultural está instalado em um espaço que em outrora foi usado como auditório e que já havia sido um cinema, cerca de 25 anos atrás. O ambiente ficou em desuso por um longo período e quando Deco foi procurar o dono da RN Projetores, o empresário lançou a ideia de inaugurar um novo cinema. Foi de imediato perceber que a população da cidade gostou da iniciativa e sentia essa necessidade. Os números falam por si, pois hoje o Instagram do Cine Cultural tem mais de 9 mil seguidores.

“Nosso principal objetivo, além de fornecer diversidade à Parnamirim – porque muitos reclamam que na cidade não se tem nada para fazer -, é fornecer um programa família, uma opção em que você possa levar sua família sem ter que gastar uma fortuna e se locomover até Natal. E aqui, com 4 reais, você vem e traz a pessoa. É o opcional de ter algo para fazer por um preço totalmente acessível”, afirma Deco.


Como funciona

O cinema está instalado no antigo auditório do Parnamirim Shopping.

Apesar da existência de um cinema em Parnamirim ser um fato formidável, é necessário que o público saiba que o Cine Cultural não pode exibir lançamentos. E Deco explica o porquê. “Tem uma parte burocrática que se trata da licença, chamada 'licença guarda-chuva', que permite que a gente vá até 4 reais, não como ingresso, mas como taxa de manutenção do espaço. Por ser uma licença guarda-chuva, não podemos passar, por exemplo, filmes que o Cinemark passa. O nosso direito começa quando eles terminam a exibição. Nossa licença contempla vários estúdios. Se o filme não estiver na nossa lista de distribuidores, não podemos exibir. Todos os grandes filmes que passam nos cinemas renomados, nossa licença cobre. E quando sai o arquivo digital (DVD/Blu-ray), nós adquirimos o filme. Por não podermos exibir lançamentos, isso era uma dificuldade. Até eu entender que se eu conseguir convencer o público a esperar 30, 40 dias, ele vai ter o mesmo filme, às vezes, por um terço do valor”.


O auditório do Parnamirim Shopping, além de comportar o cinema, também funciona com a vertente de locação. É possível alugar o local para uma sessão de cinema, se o interessado conseguir ocupar pelo menos 75 dos 120 lugares disponíveis no recinto. Também é possível fazer a locação para palestras e inclusive para comediantes apresentarem stand ups. A ideia, portanto, é diversificar o ambiente o máximo possível para a cidade.

Maratona

Com a interação constante do público nas redes sociais do Cine Cultural, Deco constatou que muitas pessoas pediam para exibir filmes da saga Harry Potter. E assim nasceu a ideia de uma maratona. “A maratona surgiu pela necessidade do público. Criei um grupo, coloquei um link lá e fechei como meta 100 pessoas. Agora já vamos com mais de 110. Vamos abrir 10 vagas extras no dia”, explica. A maratona terá início em abril e se encerrará em maio. Deco também tem planos de fazer uma maratona Marvel, em comemoração à estreia de Vingadores: Guerra Infinita.

O Cine Cultural funciona de segunda à sexta, às 13h50 e 15h50. No sábado, às 13h, às 15h15 e 17h15. O último horário sempre vai demorar dependendo da duração do segundo filme. Pelo fato de Parnamirim ter a cultura de fechar o comércio às 17h, à tarde sempre terá apenas duas sessões. Os destaques do mês são A Cabana, O Touro Ferdinando, Extraordinário e a maratona Harry Potter. Toda a programação está no Facebook e no Instagram do Cine Cultural.

Com iniciativas como essa, o coração dos cinéfilos de Parnamirim fica mais tranquilo e feliz em saber que a cidade possui uma nova atração. Um programa para se divertir com amigos, para aproveitar o tempo com a família, para sair de casa gastando pouco e para contemplar aventuras inimagináveis. Pegue sua pipoca, escolha uma poltrona e prepare a emoção. A próxima sessão já vai começar.  

Um comentário: