Novidades

Guerra Infinita: Thanos e as Joias do Infinito

Por Douglas Lucena


O fim está próximo. Após dez anos de ação, aventuras e histórias envolvendo os super-heróis mais poderosos da Terra, finalmente veremos a conclusão desse épico Universo Cinematográfico da Marvel. Vingadores: Guerra Infinita nos trará a busca de Thanos, o vilão mais perigoso já apresentado nos filmes, pelas Joias do Infinito. Seu objetivo é apenas um: destruir metade do universo.

Mas, afinal, quem é Thanos? E o que fazem essas tais joias?

[ATENÇÃO! As informações a seguir a respeito de Thanos são um compilado dos quadrinhos. Sua história pode ter sido alterada na versão cinematográfica].

O Titã Louco

Thanos é o filho mais novo de um ser conhecido como Mentor, o líder dos Eternos, uma antiga raça de humanos modificados geneticamente pelos Celestiais. Nascido com a Síndrome Deviante, condição no qual seu portador assemelha-se fisicamente aos da raça inimiga Deviantes, o titã cresceu sob olhares suspeitos e preconceituosos.

Thanos, em toda a sua fúria.
Com sua pele num tom entre roxo e cinza e seu corpo um tanto deformado, Thanos viveu seus primeiros anos de maneira pacífica, assim como qualquer outro garoto. Porém, devido a toda discriminação a qual foi submetido, tanto pela própria família quanto pelo resto da sociedade dos Eternos, Thanos acaba por se tornar um ser sombrio e vingativo.


Após se voltar contra seu pai Mentor e assumir o trono dos titãs, Thanos não se satisfaz. Matando até mesmo sua própria mãe, sua sede pelo poder o leva a procura das Joias do Infinito, objetos de grande poder que, juntas, possuem força suficiente para exterminar toda a vida existente.

As Joias do Infinito

As Joias do Infinito ou Pedras do Infinito, como também são conhecidas, são seis seres sencientes extremamente poderosos que foram transformados em pedras cósmicas pelas Entidades Cósmicas: a Morte, a Entropia, o Infinito e a Realidade. Cada joia representa um aspecto do universo, e são eles:

Joia do Espaço: de cor azul e retratada como o Tesseract no UCM, a Joia do Espaço permite a seu portador existir em qualquer lugar que desejar, até mesmo em mais de um lugar ao mesmo tempo. Ou seja, quase uma onipresença. Tendo passado nas mãos do Caveira Vermelha, da S.H.I.E.L.D. e até do Thor, ela atualmente se encontra com o Loki.

Loki entregando o Tesseract a Thanos, no segundo trailer exibido de Vingadores: Guerra Infinita
Joia da Mente: de cor amarela e anteriormente retratada como parte do Cetro de Loki, a Joia da Mente concede a seu portador o infinito aumento da capacidade mental e acesso a pensamentos e sonhos de todos os seres existentes do universo. Além disso, ainda concede poderes como a capacidade de voo, telecinese e manipulação de pensamentos. Atualmente, se encontra na testa do Visão.

Joia da Alma: de cor laranja e ainda não apresentada no UCM, a Joia da Alma permite ao portador roubar, manipular, alterar e controlar as almas dos vivos e dos mortos. Nos quadrinhos, ela é guardada pelo Adam Warlock, o qual a utiliza para armazenar as almas que ele tomou. Outros poderes da joia incluem projeção astral e imortalidade de espírito.

Joia da Realidade: de cor vermelha e retratada como o Éter, a Joia da Realidade concede ao portador uma quase onipotência, permitindo a alteração e manipulação da existência e do tecido do universo. Em síntese, ela concede qualquer desejo do portador em realidade. Talvez a mais perigosa das joias, a Joia da Realidade encontra-se atualmente com o Colecionador.

Jane Foster, interpretada por Natalie Portman, observando o Éter, numa cena do filme Thor: O Mundo Sombrio
Joia do Tempo: de cor verde e retratada como o Olho de Agamotto, a Joia do Tempo permite ao portador total controle sobre o passado, presente e futuro. Com a capacidade de manipular acontecimentos e alterar o rumo da história, a joia ainda pode ser utilizada como uma arma, aprisionando pessoas e até planetas inteiros em ciclos temporais por toda a eternidade. Atualmente, encontra-se em posse do Doutor Estranho.

Joia do Poder: de cor púrpura e retratada como o Orbe em Guardiões da Galáxia, a Joia do Poder dá acesso a todo o poder e energia que existe e que, porventura, venha a existir. Ela pode fornecer energia ilimitada a qualquer máquina, aumentar qualquer habilidade super-humana conhecida, e até fortalecer o poder e a energia das outras Joias do Infinito. Atualmente, encontra-se guardada pelas Tropas Nova.

Bônus: Manopla do Infinito

A Manopla do Infinito é um artefato em formato de luva construído por Thanos e não possui qualquer poder, sendo usada somente como suporte para as Joias do Infinito, permitindo assim concentrar as pedras num mesmo local a fim de obter todo o seu poder. Todas as joias, unidas, tornam seu portador onipotente, onipresente e onisciente. Com elas, é possível destruir o universo apenas com um estalar de dedos.

Nos quadrinhos, Thanos é motivado a destruir o universo pela Senhora Morte, a entidade cósmica por quem o Titã Louco é apaixonado. A manopla é a objetificação da resposta apaixonada de Thanos e da destruição causada em nome do amor.

Thanos e sua Manopla do Infinito completa com todas as Joias do Infinito

Vingadores: Guerra Infinita estreia no Brasil dia 26 deste mês, enquanto Vingadores 4 está agendado para o dia 3 de maio de 2019.

Nenhum comentário