Time de LoL da UFRN ajuda a propagar o cenário de eSport regional
Por Douglas Lucena
Time de LoL da UFRN treinando no IMD. |
O League of Legends é, atualmente, um dos MOBAs mais jogados do
mundo. Com uma premiação em campeonatos mundiais ultrapassando os U$4 milhões
de dólares, o jogo vem se mantendo desde outubro de 2009, sempre inovando,
atualizando e trazendo novas mecânicas, itens e personagens para o vasto
universo.
Agora em 2018, o LoL, como é
popularmente conhecido, entrará em sua 8ª temporada. E dentre os tantos
campeonatos do jogo organizados pelo país, o time profissional da UFRN levou
para casa o 3º lugar do JUBs 2017. Os Jogos Universitários Brasileiros, que
este ano aconteceu em Goiânia, no estado de Goiás, teve o pódio totalmente
nordestino. O primeiro lugar ficou com a UFRPE (Universidade Federal Rural de
Pernambuco) que, na ocasião, enfrentou a UFS (Universidade Federal de Sergipe).
Na disputa de terceiro lugar, tivemos a UFRN (Universidade Federal do Rio
Grande do Norte) contra a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), na qual
a equipe nordestina saiu vitoriosa.
Ghabriel Alves, coach do time,
nos conta que a equipe surgiu de um projeto da UFRN iniciado em 2016, no qual
através de um campeonato interno entre os quatro melhores times do estado, os
melhores jogadores foram chamados para compor a base do time. “Claro que isso
foi mudando com o tempo. Muitos dos jogadores aqui presentes não fizeram parte
do campeonato lá atrás. Eu, por exemplo, fui chamado como jogador, porém hoje
estou como treinador do time”, relata Ghabriel.
Sobre a rotina dos treinos,
Ghabriel fala o porquê de ser só um dia na semana: “Nós costumeiramente nos
reunimos aqui [no prédio do IMD] toda sexta-feira porque é o horário que todos
temos livre. Como todos são aluno aqui da universidade, temos uma agenda
acadêmica a ser cumprida, e as coisas complicam um pouco mais porque os dois
suportes do time não são da área de exatas, tornando um pouco mais difícil de
combinar as agendas. Mas sempre que podemos, na semana ou outro dia, nós
jogamos juntos e procuramos trazer esse aprendizado para o dia dos treinos.”
Sobre o terceiro lugar no JUBs, o
treinador lamenta por não conseguirem chegar mais longe, porém ele mantém a
confiança na capacidade do time: “Estávamos ganhando os jogos com certa
facilidade, e isso nos deu muita confiança. Talvez essa confiança tão grande
foi o que nos fez tropeçar. Mas esse terceiro lugar só nos mostra que, com
esforço e dedicação, podemos alcançar colocações mais altas no futuro.”
Por fim, em relação ao futuro do
jogo, Ghabriel faz algumas previsões baseadas em sua trajetória como jogador:
“Creio que o LoL está se encaminhando para o meta game ser o early game.
Ou seja, o objetivo a ser alcançado para a vitória será acumular vantagens
sobre o oponente cedo na partida para trabalhar essas vantagens e vencer. E o
anti-jogo seria justamente segurar o avanço do oponente e impedir que ele
cresça no jogo.”
Na tabela abaixo, podemos
conferir o nome de todos os membros do time, juntamente de suas respectivas
posições, elos e campeões preferidos.
Nome do jogador
|
Posição
|
Elo
|
Campeões preferidos
|
Victor
Angelo
|
Rota do
topo
|
Platina I
|
Gangplank,
Riven
|
Iago José
|
Rota do
meio
|
Diamante I
|
Taliyah,
Ahri
|
Antonio
Thiago
|
Caçador da
selva
|
Diamante
III
|
Udyr, Xin
Zhao, Elise
|
Raul Souza
|
Atirador
|
Diamante
III
|
Kalista,
Varus, Tristana, Caitlyn
|
Danilo
Carvalho
|
Suporte
|
Mestre
|
Zyra
|
José Ben
Hur
|
Suporte
(reserva)
|
Diamante V
|
Thresh,
Bardo
|
Ghabriel
Alves
|
Treinador
|
Diamante
III
|
Ekko
|
Para saber mais informações sobre o projeto, o e-mail oficial é ligaufrn@imd.ufrn.br. E o professor Alyson Souza, do Instituto Metrópole Digital, é o responsável pelas ações.
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