Novidades

Copa Mundial de Quadribol e a sala temática de Harry Potter no Sana 2018

Por Ana Flávia Sanção 


A Sala Temática Harry Potter foi montada de forma a lembrar um campo de Quadribol. Foto: Equipe Grupert

Era quadribol como Harry nunca vira ninguém jogar antes. Ele apertava o onióculo com tanta força contra os olhos que seus óculos estavam começando a cortar a ponte do nariz. A velocidade dos jogadores era incrível – os artilheiros jogavam a bola um para o outro tão depressa que Bagman só tinha tempo de identificá-los. Harry tornou a girar o botão do lado direito do onióculo para reduzir a velocidade da imagem, apertou o botão “lance a lance” e na mesma hora estava assistindo ao jogo em câmara lenta, enquanto letras púrpuras passavam brilhando pelas lentes do instrumento, e o rugido da multidão martelava seus tímpanos!

Em ano de Copa do Mundo de Futebol para os trouxas, a preocupação dos bruxos do mundo inteiro é qual país vai ganhar, na verdade, a Copa Mundial de Quadribol. Com os resultados ainda não revelados no Pottermore, a Bulgária ainda é a última vitoriosa da maior competição esportiva do mundo mágico, em 2014. Os no-majs, no seu próprio estilo de Quadribol, tiveram como vitoriosos os Estados Unidos, na 2018 International Quidditch Association (IQA) World Cup, realizada na Itália. 

Com o tema tão em alta, a equipe do Ascendio não pôde deixar de trazer ao Sana 2018 uma sala temática de Harry Potter voltada especialmente para o Quadribol. O tema “Copa Mundial de Quadribol” está nos três aros altos, no tapete verde, que representa o campo, nas bandeiras das casas e no painel enorme, que retrata uma das vitórias da Grifinória em arte gráfica.

A decoração não para por aí. Em caixas altas de vidro, estão expostas edições especiais dos livros, figuras de ação, cadernos personalizados, Funkos Pop e outros diversos objetos colecionáveis do mundo do Garoto que Sobreviveu. Até a famosa cerveja amanteigada está disponível, vendida em uma mesa na entrada da sala.

Foto: Equipe Grupert
No centro, no meio das cadeiras, no centro do campo de Quadribol improvisado, gritam “Bora, Sonserina!”. Está na hora de uma dos quizzes bruxos trazidos pela equipe organizadora: a ideia é que os fãs de Harry Potter se sintam acolhidos através de jogos, brincadeiras, bate-papos, painéis e dinâmicas. 

“Todo ano tentamos trazer um tema que tenha a ver com o que está acontecendo no universo. Esse ano, como teve a Copa do Mundo, achamos que era interessante trazer o equivalente do mundo bruxo, que é a Copa Mundial de Quadribol. O objetivo é fazer a relação do mundo trouxa com o mundo bruxo,” explica Amanda Mendes, uma das diretoras do grupo Ascendio.

Foto: Equipe Grupert
Com programações dinâmicas, a sala quer criar uma ponte entre os fãs de Harry Potter e aqueles que não conhecem tanto a saga da escritora J.K. Rowling. Para isso, todas as atividades misturam um pouco dos conhecimentos gerais e do quadribol. Sem esquecer o tema principal, apresentações especiais foram criadas para tratar apenas do Quadribol, como a Narração de Uma Partida de Quadribol, Realidade Virtual de Voo na Vassoura, rodas de conversa, e uma verdadeira partida de Quadribol, organizada pelo time oficial do estado do Ceará. 

“As nossas programações sempre são interativas. A ideia nunca é que a gente tenha a palavra e o público apenas assista, tem de sempre haver uma troca,” conclui Amanda.

Há sete eventos do Sana que a Ascendio monta salas temáticas exclusivamente sobre Harry Potter. Hoje, a organização já é a representante do mundo Harry Potter no Nordeste, referência da editora Rocco e da Warner, através do site Potterish. Não é só levar o mundo de J.K. Rowling às pessoas, a Ascendio também faz trabalhos de incentivo à leitura em escolas, eventos nacionais e regionais.

Nenhum comentário