Novidades

Um pouco sobre Paulo Moreira

Por Beatriz Navarro
Foto: Equipe Grupert
O bem-humorado artista Paulo Moreira foi um dos vários ilustradores presentes no Artists Alley do Sana 2018. Nascido em João Pessoa, Paulo conta que desenha desde sempre: “Minha mãe é professora e ela me levava para o colégio. Enquanto ela dava aula, ela me dava um bloco de folhas e lápis”. Contudo, foi durante o ensino médio e depois de entrar na Universidade Federal da Paraíba (em Comunicação em Mídia Digitais) que ele começou a levar seus desenhos mais a sério e tentar ver o seu hobby como um futuro trabalho.

Na infância, ele procurou desenhar as animações que via na televisão e em revistas, como Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco. Mais tarde, foi se inspirando em quadrinhos norte americanos: X-Men, Homem Aranha, Wolverine, Batman e Liga da Justiça. Até que se encantou com as produções nacionais de pessoas como o pessoense Chico Dantas e o carioca Marcelo Quintanilha. “Esses caras fazem umas histórias mais regionais e eu achava muito massa. Eu gostaria de tentar contar um pouco disso, também,” conta Paulo.

Apesar de ter trabalhado em áreas que envolvem desde tatuagem até logomarcas, é na ilustração que ele se encontrou, principalmente a área de quadrinhos: “Quadrinho é um negócio que eu sempre gostei, é algo que eu sempre fiz. Antes mesmo de saber ‘desenhar direito’, eu gostava de fazer umas tirinhas para ser engraçadinho. Era algo que eu sempre quis fazer, mas não colocava em prática, exigia um trabalho danado; [...] muito tempo para você se empenhar no negócio, aí eu nunca engatava direito para fazer um quadrinho”.

Com mais de 25 mil seguidores no Twitter, o artista de 25 anos atrai seu público através do humor, do traço característico, das gírias e dos dialetos nordestinos em suas produções. Algumas fazem referências à cultura pop, como As Meninas Super Poderosas, Boku no Hero Academia e Naruto. Para Paulo, é muito difícil fugir desse estilo, desse discurso mais descontraído: “Às vezes, quando faço um quadrinho que não tenha essa gíria toda, eu fico meio incomodado, não acho que fica muito real”.
Ilustração: Paulo Moreira
Ano passado (2017), o ilustrador esteve presente na Comic Con Experience (CCXP) em Recife apresentando sua obra independente “Operação Quadro Negro”. Já na sua primeira exposição do Sana 2018, Paulo Moreira trouxe prints, adesivos e sua nova produção “Mizera”, criada junto com Gabriel Jardim e financiada através do Catarse.

Além do Twitter, é possível encontrar o ilustrador ainda em seu Facebook e Instagram.

Nenhum comentário