Novidades

Cuscuz HQ abre espaço para a arte sequencial

O evento independente busca atrair colecionadores e conquistar novos leitores

Por Sthefanny Ariane

Foto: Ricarla Nobre

Aconteceu sábado, 05 de Agosto, a sexta edição do Cuscuz HQ, o evento que reúne colecionadores de quadrinhos aqui do Rio Grande do Norte, sendo realizado no IMD - Instituto Metrópole Digital da UFRN. Houve várias exposições de actions e o Museu do Videogame, palestras sobre Wolverine e John Byrne, bingo e vários sorteios, além de mesas com exposições dos produtos das lojas patrocinadoras.

Foto: Ricarla Nobre

Adriano Soares do Nascimento, 32, formado em Marketing, é um dos idealizadores e contou em entrevista que a ideia nasceu em um grupo de WhatsApp. “O Cuscuz HQ surgiu com uma proposta interessante, quando o vendedor da Saraiva criou um grupo no WhatsApp para informar sobre os lançamentos de quadrinhos e livros. Porque somos clientes fiéis dele”.

No grupo havia pessoas com vários gostos e algumas que estavam voltando a ler quadrinhos. Após trocarem ideias, perceberam afinidades e se reuniram pessoalmente na Saraiva, constatando a necessidade em resgatar antigos leitores da Arte Sequencial, Nona Arte ou Banda Desenhada, como também é conhecido o universo dos quadrinhos. Então, decidiram criar um evento desse porte, mas que fosse feito de colecionador para colecionador e de leitor para leitor.

Natal possui eventos sobre quadrinhos, que trazem quadrinistas e artistas locais. Mas que não têm tanto destaque, pois são acontecimentos que possuem um contexto mais amplo, oferecendo temas da Cultura Pop e Geek, como animação, games, tecnologia, filmes, seriados, cosplays e animes. Entretanto, o Cuscuz HQ, além de dar ênfase à arte sequencial, tem por objetivo ser um evento independente, acessível e gratuito ao público, procurando atrair e incentivar novos leitores. “Se discute muito à proposta da inclusão digital, então a gente falava da inclusão da Banda Desenhada”, falou Adriano. “E o nome do evento surgiu na brincadeira. Jean Carlos, outro idealizador, uma vez, pensando no nome, disse: - Nossa! Do jeito que os quadrinhos estão caros hoje em dia, vamos ter que viver de cuscuz para comprá-los! E a gente brincou e decidiu chamar de Cuscuz HQ”, ressaltou.

No início, ele e Jean investiram na ideia usando o próprio dinheiro. Depois, conseguiram apoio da Saraiva, que disponibilizou um auditório aos sábados à tarde para realizarem os encontros. Com o tempo, o número de pessoas interessadas foi aumentando e apareceram outros apoiadores. Hoje os patrocinadores são: Pandora Geek, Cabra Nerd, Tapioca Geek, Sebo Rio Branco, Império Geek e Multiverse Geek.

Apesar de ocorrer pouca distribuição e divulgação da Nona Arte no estado, a indústria cinematográfica tem contribuído muito para despertar um novo perfil de leitor; muitos jovens e adultos estão começando a ler quadrinhos e outros estão voltando. Além disso, Natal possui muitos quadrinistas que utilizam como inspiração lendas, folclore e acontecimentos da cultura e história potiguar como referência para construção de suas HQs. E o Cuscuz HQ traz alguns desses artistas em seus eventos para exaltar a Arte Desenhada produzida aqui no RN, além de resgatar esse universo paralelo de heróis, personagens históricos, infantis e de ficção. 


Foto: Ricarla Nobre

Essa foi a terceira vez que o evento ocorreu no IMD, com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eles têm planos de continuar a parceria com o Instituto Metrópole Digital e ampliar o evento, além de tornar trimestral. Mas permanecendo com a ideia central de ser gratuito e acessível a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer e participar.

Nenhum comentário