Novidades

"Oi, eu sou o Goku"! Dragon Ball Super chega ao Brasil

Confira a trajetória dos personagens de um dos animes mais famosos do mundo

Por Douglas Lucena



Dragon Ball Super, novo anime da aclamada franquia Dragon Ball, escrita por Akira Toriyama, estreia no Brasil com a dublagem original (PT-BR) neste sábado (5), pelo canal Cartoon Network. Com Wendel Bezerra na icônica voz de Goku, o guerreiro Z agora com o poder de luta de um deus enfrentará novos e mais perigosos desafios para proteger a terra e seus habitantes.

É embarcando no trenzinho do hype que o Caderneta Nerd decidiu percorrer as histórias de seus antecessores: Dragon Ball, Dragon Ball Z e Dragon Ball GT para poder chegar até a história de Dragon Ball Super. 

Dragon Ball, o primeiro anime da franquia, baseado no romance chinês "Jornada ao Oeste", conta as aventuras de Son Goku, desde sua infância até a fase adulta. Treinado em Artes Marciais pelo Mestre Kame, o garoto é convencido pela terráquea chamada Bulma a explorar o planeta em busca das Sete Esferas do Dragão; poderosos artefatos que, juntos, têm o poder de invocar um dragão que concede um desejo.



Com um tom divertido e humorístico, o primeiro episódio de Dragon Ball nos mostra como o jovem Goku conheceu a Bulma. Após a trágica morte de seu avô Son Gohan, o órfão Goku mora nas montanhas, guardando como única lembrança de seu parente uma esfera do dragão de 4 estrelas. Bulma, trazida até aqui pelo Radar do Dragão (aparelho construído por ela mesma para rastrear e encontrar as tais esferas), depara-se com Goku e, vendo que este possui uma esfera, ela convence-o a percorrer o planeta com ela e encontrar as outras. 

Com o passar dos episódios, somos apresentados a mais personagens, como Yamcha, um ladrão do deserto que posteriormente torna-se bom e um dos melhores amigos de Goku; Chi-Chi, que posteriormente viria a se tornar a esposa do protagonista; Kuririn, um monge que sonha em treinar com o Mestre Kame e o próprio Mestre Kame, que ensina técnicas de Artes Marciais para Goku, incluindo o famoso Kamehameha.

Entre os vilões podemos destacar aqui Pilaf, que queria roubar as esferas do dragão para dominar o mundo, o exército das forças Red Ribbon, que também queria as esferas por um motivo pessoal de seu chefe, o Comandante Red, e o Rei Demônio Piccolo Daimaoh, um ser de outro planeta que quer dominar a capital do Sudoeste.


Piccolo Daimaoh, principal vilão de Dragon Ball

Dragon Ball possui sete sagas: a saga de Pilaf, a saga do 21º Torneio de Artes Marciais, a saga da Red Ribbon, a Saga da Vovó Uranai, a Saga do Tenshinhan, a Saga do Piccolo Daimaoh e a Saga do Piccolo Junior. 

Dragon Ball Z, segundo anime da franquia e um dos mais conhecidos do mundo, segue com a história de Goku que, agora casado e com filhos, irá enfrentar os fantasmas de seu passado. Nessa animação descobrimos que Goku, cujo verdadeiro nome é Kakarotto, antes de ser encontrado e criado por Son Gohan, é um ser da raça Saiyajin que foi enviado a terra para destruir todos os seres viventes. Porém, após bater a cabeça quando criança, ele perde totalmente o lado maligno e agora luta contra os inimigos somente para ficar mais forte.



Com um tom mais sombrio e sério do que seu antecessor, o anime nos apresenta a origem de Goku através da vinda de Raditz, seu irmão mais velho, para a terra. Recusando-se a ajudar Raditz e retomar sua missão original, Goku o derrota em uma luta e, posteriormente, outros saiyajins aparecem no planeta, como é o caso de Vegeta, o Príncipe dos Saiyajins e Nappa, parceiro de Vegeta e membro da elite dos guerreiros Saiyajins.


Da esquerda para direita: Nappa, Vegeta e Raditz.
Além dos personagens já apresentados em Dragon Ball, Dragon Ball Z adiciona alguns novos a trama, como Gohan e Goten, primeiro e segundo filho respectivamente do Goku com a Chi-Chi; Trunks, filho do Vegeta com a Bulma; Mr. Satan, um lutador de Artes Marciais e sua filha Videl, que posteriormente torna-se esposa de Gohan.


Os vilões de Dragon Ball Z estão entre os melhores de toda a franquia. Por ordem de aparição, temos Freeza, o imperador maligno responsável pela destruição do Planeta Vegeta (o lar da raça Saiyajin) e do planeta Namekusei (o lar dos Namekuseijins, os criadores das Esferas do Dragão). Logo em seguida, temos Cell, um super androide criado pelo Dr. Gero a partir das células de Goku, Vegeta, Piccolo, Freeza e Rei Cold. Por último, temos o Majin Buu, um ser que absorve outras pessoas para tomar o seu poder.

É válido salientar que muita coisa aconteceu nesse anime, e várias merecem destaque. Como é o caso de Goku se transformando pela primeira vez em Super Saiyajin na luta contra Freeza; Gohan derrotando Cell após o vilão matar seu pai, Goku; e uma das mais emocionantes cenas da franquia, quando Vegeta dá sua própria vida na tentativa de matar Majin Buu. Esse momento pode ser conferido no vídeo abaixo.




Dragon Ball Z possui seis sagas: a Saga Saiyajin, a Saga Freeza, a Saga Garlic Jr., a Saga Androides/Cell, a Saga Torneio do Outro Mundo e a Saga Majin Buu. Lembrando que a Saga Garlic Jr. e a Saga Torneio de Outro Mundo são fillers, ou seja, suas histórias não existem nos mangás do qual a série foi adaptada.


Dragon Ball GT, terceiro anime da saga Dragon Ball, com 64 episódios, possui a melhor música de abertura de todos os animes da franquia (na nada humilde opinião do autor). Ao som de Sorriso Resplandecente, Dragon Ball GT nos traz um novo enredo, com novos personagens, novos vilões e até mesmo novas transformações de Super Saiyajin, tanto pra Goku, como pra Vegeta.



O primeiro episódio nos mostra Goku que, ao retornar de seu treinamento com Uub (a reencarnação de Majin Buu), acaba por ser transformado acidentalmente em criança novamente, após o Imperador Pilaf roubar as Esferas do Dragão. O problema aqui é que essas esferas não são as usuais: Pilaf roubou da Plataforma Celeste as Esferas do Dragão Negras. Tais esferas, que foram criadas por Kami-Sama antes de sua separação de Piccolo Daimaoh, ao invés de se espalharem pelo planeta como as versões terráqueas costumam fazer após seu uso, elas se espalham por toda a galáxia. E ainda tem mais: se não forem reunidas dentro de um ano, o planeta no qual foram usadas pela última vez é destruído. Assim, Goku, com a ajuda de sua neta Pan (filha de Gohan com a Videl) e de Trunks, partem da terra em busca das esferas.

Além de Pan e de Uub (que aparece no último episódio de Dragon Ball Z), temos um novo personagem chamado Gill, um simpático robozinho que após comer o Radar do Dragão para recarregar suas energias, acompanha o trio na busca pelas esferas.

Os vilões que mais merecem destaque no Dragon Ball GT são Baby, um Tsufurujin determinado a reviver sua raça e exterminar os Saiyajins restantes; o Super 17, a fusão do Androide 17 com o Novo Androide 17; e o Omega Shenron, a forma final do Li Shen-Long, o Dragão de Uma Estrela, após absorver o poder das outras seis esferas do dragão negras.


Da esquerda para a direita: Baby, Super 17 e Omega Shenron.
Dragon Ball GT, devido a pequena quantidade de episódios, possui apenas quatro sagas: a Saga Viagem pelo Universo, a Saga Baby, a Saga Super 17 e a Saga dos Dragões Malignos.


 Goku, Gogeta e Vegeta, os três na forma de Super Saiyajin 4
Um dos pontos altos do anime é a transformação em Super Saiyajin 4, por Goku e por Vegeta. Tal transformação é uma das mais bonitas da franquia (novamente, na nada humilde opinião do autor), pegando elementos do Oozaru (macaco gigante que os Saiyajins se transformam quando olham para a lua cheia), porém mantendo a racionalidade da forma humana. Outro ponto alto é a transformação em Super Saiyajin 4 pelo Gogeta (fusão entre Goku e Vegeta).

Dragon Ball GT não foi muito aceito pelos fãs da franquia por diversos motivos. Um deles é o fato de que o anime é uma produção independente da Toei Animation (estúdio responsável pela animação), ou seja, não é baseado nos mangás escritos por Akira Toriyama. Outro motivo é que, para os fãs, colocar Goku como criança novamente foi uma tentativa fracassada de trazer de volta a nostalgia do primeiro anime da série, Dragon Ball. Sites como o IGN e o Anime News Network (ANN) também não foram nada receptivos com o anime: “francamente desagradável” e “um exercício infantil muito simples” foram termos usados para descrever a série como um todo e suas cenas de luta, respectivamente.

E finalmente chegamos a Dragon Ball Super! Após 18 anos de longa espera, o novo enredo que sucede os acontecimentos de Dragon Ball Z é lançado, baseado nos mangás escritos e ilustrados por Toyotarou e supervisionado pelo Toriyama.



Até a data de publicação dessa matéria, Dragon Ball Super conta com 101 episódios repletos de luta, aventura e ação. Com novos personagens como Bills, o Deus da Destruição, Whis, o Anjo, Zen-Oh, o Rei de Todos os Universos e Zamasu, Goku e os Guerreiros Z lutarão como nunca em suas vidas para proteger não só o destino da terra, mas também de todo o universo.

Os vilões são vários: Bills, o Deus da Destruição que ao tomar conhecimento do poder de Goku, decide que quer destruir a terra; Freeza, que ao retornar dos mortos promete se vingar daqueles que o destruíram; Champa, o Deus da Destruição do Universo 6, irmão gêmeo do Bills e até Goku Black, um aprendiz do Supremo Senhor Kaio do Universo 10, que rouba o corpo de Goku de outra dimensão como parte de seu plano para tornar-se imortal.


É nessa série que os fãs poderão prestigiar uma das mais fortes transformações de Goku até hoje: o Super Saiyajin Blue.

Goku Super Saiyajin Blue

O anime vai ao ar todos os domingos, no Japão. Os fãs brasileiros agora poderão acompanhar a saga totalmente dublada em português pelo canal Cartoon Network, a partir desse sábado (5), às 17h (horário de Brasília) em um especial com os quatro primeiros episódios. Depois os episódios passarão a ser exibidos de segunda a sábado, às 23h.

Nenhum comentário