Novidades

Extraordinário

Por Vitória Laís

Foto: Blog Intense Care

Extraordinário foi o primeiro livro da autora e designer gráfica R.J. Palacio, o primeiro de muitos outros que viriam após o sucesso. Eleito um dos melhores livros YA (jovem-adulto) de 2012 pelo The New York Times e pela Amazon, ela ainda lançou outros que também envolvem o mundo de Extraordinário, como O capítulo de Julian e 365 dias extraordinários. Algo curioso sobre o livro é que foi inspirado em um dia que a R.J. Palacio encontrou uma menina com deformidade no rosto em uma sorveteria e seus filhos reagiram com espanto - cena que Auggie também viveu.

O livro é realmente convidativo para qualquer idade, mesmo tratando de conflitos de um garoto de 10 anos, ele nos traz lições e questionamentos que são atemporais. A autora facilitou ainda mais essa relação leitor-e-história colocando capítulos narrados em primeira pessoa por outros, além do personagem principal da trama, como sua irmã mais velha e amigos. Outra coisa que com certeza nos faz pensar que R.J. é a melhor pessoa, são as referências super atuais: o próprio personagem principal é fã de Star Wars, então a saga é citada do começo ao fim. Além de outros livros e músicas pop’s que nós amamos que surgem durante a leitura.

Mas do que se trata o Best-Seller Extraordinário? Sobre bullying, sobre como August, um menino de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética que ocasionou uma deformidade facial é de fato um garoto excepcional, e, sobre ser gentil, sobre ser mais gentil que o necessário.

Auggie, como é chamado por seus amigos e familiares, nunca foi à escola, sempre estudou em casa, até que essa possibilidade é cogitada e seus pais o levam para conhecer uma escola particular de Nova York. Nesse dia ele já tem um contato com outros três alunos do colégio escolhidos pelo diretor para lhe apresentar o lugar. E como já era esperado, reagem com estranheza ao vê-lo.

Mas August já se sente acostumado com os olhares das pessoas na rua. Ele se sente um garoto comum, mas sabe que para as outras pessoas ele é extraordinário - ou, assustador. Isso o deixa apreensivo sobre sua nova fase; saber o quanto as crianças podem ser maldosas e que na escola ele não terá a super proteção que sua família oferece. Mas ainda assim ele aceita e começa seu quinto ano. No começo não é nada fácil, mas aos poucos ele vai se ambientando e conquistando amizades. Até que seu dia preferido no ano se torna um terror, que o faz questionar tudo de bom que vem acontecendo.

Durante toda a história ele vai enfrentar coisas terríveis, vai se sentir excluído, vai sentir na pele o quanto as pessoas conseguem ser maldosas, vai ser julgado por sua aparência, vai ser magoado por pessoas que ele amava. Mas também vai aprender e ensinar muito, e como os preceitos que seu professor de inglês vai apresentar aos alunos a cada mês (Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil). E vai principalmente ensinar a todos ao seu redor, e a nós leitores, que precisamos conhecer o interior das pessoas antes de qualquer coisa, que o que está por fora pouco importa quando estamos diante de pessoas extraordinárias. 

"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós."

Então leia logo essa maravilha, porque dia 23 de novembro o filme será lançado aqui no Brasil, e nós do Caderneta vamos acompanhar tudo.

Nenhum comentário