Novidades

Death Note: A Criação do Novo Mundo

Por Douglas Lucena 



O que vocês fariam se tivessem o poder de matar qualquer pessoa apenas escrevendo o nome dela em um caderno? Essa é a pergunta-chave de um dos animes mais populares do mundo, Death Note. Com o lançamento do live-action produzido pela Netflix hoje (25), o Caderneta Nerd decidiu falar um pouco desse material fonte para conhecermos um pouco do mundo no qual seremos inseridos.
Death Note, baseado numa série de mangá de mesmo nome, é um anime produzido pela Madhouse e dirigido por Tetsurō Araki. Com 37 episódios, foi exibido originalmente no Japão de 3 de outubro de 2006 até 26 de junho de 2007 pela Nippon Television e no Brasil, em 2009 pelo canal Animax. Atualmente, o anime pode ser acompanhado pela Netflix.

A série conta a história de Light Yagami, um jovem estudante do ensino médio que descobre um estranho caderno chamado “Death Note”, no qual pode matar pessoas se os nomes forem escritos nele enquanto o portador visualizar mentalmente o rosto da pessoa que deseja assassinar. Com tal poder em mãos, Light planeja eliminar todas as pessoas más do planeta e iniciar assim a criação de um novo mundo. Porém, seus planos são contrariados por L, o detetive mais famoso do mundo.
Alerta de spoiler. Se você nunca assistiu e não gostaria de saber o que acontece, não continue a leitura. Prossiga por sua conta e risco.
Tecnicamente, o anime tem duas temporadas, sendo que a primeira vai do episódio 1 ao episódio 19, e a segunda vai do episódio 20 ao episódio 37. A primeira temporada compreende os episódios de introdução, a Saga do Segundo Kira e a primeira parte da Saga da Yotsuba. Já a segunda temporada segue com a segunda parte da Saga da Yotsuba, a Saga de Mello e a Saga de Near.
Para uma melhor compreensão do texto, vamos dividir o anime em apenas duas partes distintas: a Saga do L e a Saga dos Sucessores do L.
A Saga do L inicia-se quando Light Yagami, um jovem estudante do ensino médio, observa pela janela de sua sala de aula quando um caderno cai do céu, no gramado de sua escola. Após investigar o acontecimento, Light descobre que o caderno se chama Death Note e o mesmo contém instruções de uso em sua contracapa: ao escrever o nome de alguém e visualizar mentalmente o rosto dessa pessoa, ela morre dentro de 40 segundos de ataque cardíaco. Duvidando que fosse real, Light decide experimentar o caderno escrevendo o nome de um criminoso. Ao descobrir que o Death Note realmente funciona, o estudante planeja matar todos os criminosos do planeta para “purificá-lo” e se tornar o “Deus do Novo Mundo”.

Ao longo do primeiro episódio, somos apresentados ao shinigami (deus da morte, no Japão) Ryuk. Ele revela que originalmente o Death Note era dele e que deixou o caderno cair na terra porque estava entediado da vida no mundo dos shinigamis. Light conta seu plano a Ryuk e o shinigami, com uma risada sarcástica, aparenta gostar muito da ideia.
O shinigami Ryuk e Light Yagami

As mortes inexplicáveis de presos e condenados pela justiça chama a atenção do FBI que por não conseguir explicar a causa das mortes, acaba por chamar o L, o maior detetive do mundo. É L quem descobre que Kira (apelido dado pelo público a Light, que deriva da palavra inglesa killer) não precisa sequer encostar um dedo nas vítimas para matá-las, apenas de um nome e um rosto. Inicia-se assim um enorme jogo psicológico entre os dois.

Ao longo da série, também somos apresentados a Misa Amane, uma famosa modelo japonesa que também possui um Death Note. Seu caderno foi entregue a ela pelo shinigami Rem à pedido do shinigami Gelus, que morreu após usar o caderno para salvar a vida de Misa, pois é proibido que um shinigami use um Death Note para salvar uma vida ao invés de tirá-la. A jovem modelo teve seus pais assassinados e o assassino nunca foi julgado, até que Kira faz seu próprio julgamento e desde esse dia Misa sonha em conhecer seu salvador. Juntos, Light continua seus planos para derrotar L e Misa assume a identidade do “segundo Kira”.
O shinigami Rem e Misa Amane

L chega bem próximo de descobrir a verdade sobre quem é Kira, mas Light consegue reagir no último segundo. Enganando o shinigami da Misa, Light convence Rem a escrever o nome verdadeiro do L (que é L Lawliet) e do Watari, seu assistente, em seu Death Note e os três morrem. É com a morte de L que a sua saga chega ao fim e temos o início da Saga dos Sucessores do L.
Após a morte de L, somos apresentados a Near e a Mello, duas crianças super dotadas que estão em primeiro e segundo, respectivamente, na linha de sucessão do detetive. Com um salto no tempo, temos um Light agora já adulto como comandante da Força Tarefa (equipe montada pelo L para caçar o Kira) que assumiu a identidade do L.

Near, com ajuda do governo, cria a SPK, uma organização fundada com o objetivo explícito de capturar Kira. Enquanto que Mello faz um acordo com a máfia para conseguir o mesmo objetivo. Mello começa a executar seu plano e a investigar sobre os poderes do Death Note. Near — se fazendo passar por L — se comunica com Light, que também se passa por L. Light não esperava que L tivesse sucessores, de modo que terá que escapar novamente das deduções deles e assim, cumprir suas ambições.
Near e Mello, ao saberem da morte de L


Porém, dessa vez as coisas não correm muito bem a favor do Light. Mesmo usando alguns truques, Near e Mello acabam descobrindo a identidade do Kira. Para evitar que o Light escrevesse o nome do Near em um pedaço de página do Death Note, Matsuda, um dos agentes do caso Kira, dispara contra ele e o fere mortalmente. As últimas cenas do anime mostram um Light ensanguentado na escada de uma fábrica pensando na vida que teve até então, enquanto Ryuk escreve seu nome no Death Note.

No geral, o anime é muito bom. Com cenas de violência suficientes, Death Note nos traz uma trama policial bastante envolvente e que consegue prender nossa atenção. A apresentação dos personagens é excelente, a história de cada um é contada de maneira satisfatória. O único problema é quando a Saga dos Sucessores do L inicia. A partir daqui, as coisas começam a acontecer de maneira muito rápida e a história começa a ficar um tanto previsível. Mas se você é fã de animes ou simplesmente gosta de uma série policial/sobrenatural, vale muito a pena dar uma conferida.

Nenhum comentário