Novidades

Dunkirk - Crítica

Christopher Nolan faz seu filme mais técnico, porém com um desenvolvimento de personagens muito raso

Por P.H. Dias


Dunkirk fala sobre um evento que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial em que a Inglaterra teve que salvar cerca de trezentos mil homens sobre domínio nazista. A maneira como a história é retratada no longa é bem interessante, pois mostra três pontos de vista para quem enxerga a guerra sobre outras perspectivas, seja ela na terra, no mar, e no ar.

Os espectadores são inseridos nessas três vertentes e ao mesmo tempo atraídos para dentro do filme. A partir daí a trama se desenrola sob três olhares distintos e, com isso, preparando terreno para uma determinada parte em que todos se convergem. Isso é um dos êxitos do filme, já que a montagem é feita na medida certa para esse acontecimento.


Os detalhes técnicos citados acima é o que marca a obra como um todo. A começar pela trilha sonora feita por Hans Zimmer, a qual atua em momentos certos e consegue deixar uma certa agonia e apreensão do público com tudo que ocorre na história, principalmente nas cenas de batalhas, mostrando todo um clima de suspense, dor e ação que todos aqueles personagens estão passando. 


A fotografia é muito bem retratada por Hoyte Van Hoytema, através de usos de cores mais claras para demonstrar o clima vintage da Segunda Guerra Mundial. A direção de arte também é motivo de elogio; as roupas, o cenário da cidade e os equipamentos de guerra são muito reais, e os vários efeitos práticos são sempre bem usados por Nolan.


O elenco do filme é muito bem representado, destaque para as atuações de Tom Hardy (Farrier), Mark Rylance (Mr. Dawson), Cillian Murphy (Shivering), Fionn Whitehead (Tommy); personagens que apresentam motivações dentro do desenvolver da trama e da guerra em geral. 


Uma das falhas do filme é o seu roteiro que não dá profundidade adequada para o desenvolvimento das relações humanas que um filme de guerra precisa ter. Em alguns casos, o público não se preocupa se determinada pessoa dentro do longa está bem ou não. Simplesmente porque não houve uma preocupação em detalhar mais as camadas pessoais que qualquer filme com essa temática sempre apresentou.

Apesar desse grande deslize, Dunkirk é um filme bom pelo seu detalhamento técnico, contudo peca no mais importante em um filme de guerra, o não desenvolvimento dos traumas das pessoas. 

Nenhum comentário