Novidades

25 de maio: pegue a sua toalha e celebre o seu orgulho nerd

Por Germano Freitas e Anna Vale
Hoje, no dia 25 de maio, comemoramos duas datas importantes: o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha. O primeiro é celebrado nesta data em memória ao lançamento de Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança em 1977 e o segundo, em homenagem ao autor Douglas Adams e sua obra mais famosa, O Guia do Mochileiro das Galáxias. 

Adams, que também ficou famoso por ter escrito alguns esquetes para o show Monty Python’s Flying Circus, será sempre lembrado por fazer as pessoas rirem. A data surgiu quando, duas semanas após a morte do escritor (11 de maio de 2001), em um fórum virtual, foi proposto honrá-lo ao seguir um dos mais importantes ensinamentos do Guia do Mochileiro das Galáxias: nele, o autor dedicou uma página inteira à toalha, mencionando a sua versatilidade como motivo para sempre ter uma em mãos, uma lição seguida por seus admiradores ao levarem uma consigo durante suas rotinas, marcando a data e criando o Dia da Toalha que se tornou uma tradição anual entre fãs do Guia e do legado de Douglas Adams.
Já o Dia do Orgulho Nerd começou alguns anos depois, em 2006, quando o blogger espanhol Germán Martínez (conhecido online por El Señor Buebo) organizou a primeira celebração e foi criado um site (geekprideday.org) para divulgá-lo, chamando atenção da mídia tradicional. Na época, a maior concentração ocorreu em Madrid, onde 300 nerds encenaram um jogo de Pac-Man humano. Ainda, um manifesto foi criado para celebrar o primeiro Dia do Orgulho Nerd, que incluía uma lista de direitos básicos e responsabilidades dos nerds. As comemorações chegaram aos EUA em 2008, sendo divulgada por diversos bloggers e convergindo no lançamento de um site do Dia do Orgulho Nerd. Em 2010, as comemorações se tornaram um evento ainda mais internacional, com uma parada ocorrendo em Gothenburg, Suécia, que se tornou um evento anual.

Primeira comemoração do dia do orgulho nerd. / Fonte: Portal Orgulho Friki
Hoje, as datas se misturaram, assim como as celebrações; mídias sociais como Twitter e Facebook são tomadas por postagens com as hastags #towelday e #geekprideday, em que pessoas compartilham suas formas de celebrar. Um portal dedicado a conscientizar o público sobre o Dia da Toalha (towelday.org) divulga eventos realizados ao redor do mundo que acabam mesclando as duas datas.
No Brasil, alguns dos eventos divulgados para esse ano ocorrem em diversas capitais e datas: em Belo Horizonte, a loja de quadrinhos HQueijo realiza festividades no dia 27 de maio, com happy hour, sorteios e a Caminhada Nerd, uma parada de nerds com toalhas e cosplay na Praça da Liberdade; em Recife, uma mega-celebração de 25 a 28 de maio, denominada “Dia da Toalha e do Orgulho Nerd Episódio V + Power-Kon Strikes Back”, celebrará o Dia da Toalha e os 40 anos da saga Star Wars contará com dois ambientes: uma área de acesso gratuito, com oficinas educativas, exposição de produtos e palestras sobre cosplay, games e afins; e uma paga, com convidados especiais, cosplay, K-Pop, etc; em São Paulo, no dia 24, haverá a segunda edição da Don’t PaniCON, uma convenção para maiores de 18 anos, com painéis de discussão, show e DJ, além da presença de diversos youtubers e exibição de produtos exclusivos; no dia 25, o filme e série serão exibidos no Bar GIBI Cultura Geek.

Assim como o Dia da Toalha começou singelamente entre uma pequena parcela de fãs, com uma homenagem simples a um grande autor e sua obra, nem só de grandes celebrações sobrevive o Dia do Orgulho Nerd. Então, seja com uma festa de casa cheia ou com maratonas das suas séries preferidas, não se deve deixar de lembrar dessa data tão especial.

Nenhum comentário