Novidades

Guardiões da Galáxia Vol. 2

James Gunn expande o universo dos principais heróis espaciais da Marvel com um filme cômico e ousado

Por P.H. Dias 


Desde sua estreia em 2014, Guardiões da Galáxia ganhou maior visibilidade na poderosa Marvel devido à boa interação de um grupo de personagens desajustados atuando no espaço. O segundo filme da franquia explora a familiaridade dentro da equipe, fazendo com que a relação funcione muito bem.

Com efeito, o diretor e roteirista James Gunn (Super, 2010) consegue dosar bem essas relações por meio das várias camadas expostas e exploradas de maneira inteligente pelo roteiro. Isso é notável no contato das irmãs Gamora (Zoe Saldana) e Nebula (Karen Gillian) e nas cenas do Rocket (voz original de Bradley Cooper) com o Yondu (Michael Rooker) que apresentam uma nova parceria por meio de bons diálogos que mostram a semelhança entre ambos.

Cartaz do filme
Um dos pontos altos do longa é como o vínculo entre Ego (Kurt Russel) e Peter Quill (Chris Pratt) é estabelecido, devido ao mistério que é a persona do pai de Peter e a boa atuação da dupla em cenas de mais emoção. Além disso, outro personagem muito bem aprofundado é Drax (Dave Bautista), principalmente sua relação com Mantis (Pom Klementieff), que rende boas cenas de comédia. Desse modo, é evidente que o roteiro é um dos pontos positivos do filme.

Nesse sentido, o filme tem outras qualidades a serem destacadas, como as cenas de ação com planos abertos e a maneira como o diretor filma as batalhas espaciais, utilizando uma cor mais escura na fotografia. James Gun conduz o filme de um modo espontâneo que aproveita os personagens secundários como os Soberanos e Stakar Ogord (Sylvester Stallone) junto com os saqueadores. Yondu foi muito bem construído, se tornando importante para Peter no desfecho do filme. A atuação de toda a equipe dos Guardiões em cenas de lutas, ou de seu convívio na nave, mostra a interação de uma família que tem suas diferenças, todavia, na hora de se juntar para uma causa maior eles se somam.

A trilha sonora está tão boa quanto às músicas do primeiro filme, sempre colocadas de maneira correta na narrativa, principalmente em momentos cruciais da história. Contudo, um dos pontos negativos do filme é o modo como James Gunn sempre usa uma piada, deixando alguns instantes sem clima para conceitos mais sérios que o longa trata e permitindo que a comédia fique saturada sem o timing certo.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 é o filme mais isolado da Marvel com poucas referências ao seu universo na Terra, mas que abre um mundo gigantesco de personagens e boas histórias para o futuro, e o melhor de tudo é que está nas mãos certas de James Gunn. 

Um comentário: