Novidades

Livros e pipocas: a combinação que almeja o céu

Por Leonardo Figueiredo


 Existe uma história por trás de cada palavra, de cada livro, filme e seriado. A era da tecnologia não escapa disso. O público que se habituou a acessar o YouTube e conferir seu canal favorito está acostumado a receber o produto pronto. Mas qual é o enredo que há nos bastidores? O que motiva aquela pessoa a se expor em uma rede mundial?

Na I Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, evento ocorrido nos dias 8 a 12 de maio de 2017, três jovens youtubers decidiram dividir suas experiências com uma plateia interessada em conhecer um pouco mais desse mundo.

Carla Menezes, 20, natural do Ceará e dona de uma simpatia explosiva e energia vibrante, desde sempre teve o estímulo para gostar de ler. Em 2012, criou o blog Livro & Pipoca e, inicialmente, o objetivo era escrever a respeito dos livros que gostava e conhecer outros admiradores de literatura. No entanto, foi em 2015 que ela decidiu se aventurar na internet. 




“Eu vi que seria outra plataforma, outra maneira de me conectar com novas pessoas. E também ser um exercício, uma experiência para a profissão de jornalista”, contou. Carla acredita que a tendência é que o público consuma cada vez mais vídeos que abordem temáticas da cultura pop/nerd. “Hoje já vem mudando, mas a questão é que o fã sempre teve vergonha de dizer que gostava de quadrinhos, filmes. E a partir do momento que você encontra alguém que tem um canal desse tipo, e vê nos comentários que outras pessoas gostam disso também, você não se sente sozinho e descobre que é perfeitamente normal. Esse sentimento de identidade e comunidade é o que torna tudo mais especial”.

Apesar do canal Livro & Pipoca apontar para interesses específicos, Carla já fez vídeos voltados para outras áreas; como de culinária, com a participação especial de sua avó, sobre a transposição do rio São Francisco, e livros que podem ajudar no ENEM. A cearense acredita que é válido misturar áreas do conhecimento, pois o céu é o limite. O vídeo mais acessado do canal, por exemplo, é sobre SKAM, um seriado norueguês.  

Carla aproveitou a oportunidade da I Semana de Jornalismo para dar conselhos a quem também deseja inaugurar um canal no YouTube. “Fale de algo que você goste e entende. Ninguém entende tudo sobre tudo. Se você gosta de Homem-Aranha e decide fazer uma série de vídeos sobre ele, você vai achar um público e vai ser prazeroso por ser um tema que você se sente bem em discursar”. A jovem, que por sinal não tem vergonha de dizer que gosta de One Direction, se encontra atualmente no último período de Jornalismo e espera no futuro ter outra chance de compartilhar seus conhecimentos com o público da universidade.

Livro & Pipoca tem mais de 3 mil seguidores no Facebook e menos de duzentos inscritos no canal. E embora seja difícil manter um canal, muitas vezes tendo que lutar contra a correria do cotidiano e até mesmo se opor à preguiça, o futuro da nerdice no YouTube é próspero. “O que não falta ao nerd é a criatividade. Realmente o céu é o limite”, repetiu Carla, finalizando com tom de esperança. Portanto, o mais sábio a se fazer é pegar uma pipoca e embarcar nessa viagem rumo ao infinito e além.

Nenhum comentário