Novidades

10 anos depois: Confira 10 filmes que marcaram 2007

Por PH Dias

O ano de 2007, dentro do Brasil, foi marcado por um grande evento esportivo: os jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. PorĂ©m, foi um grande ano para as obras cinematogrĂ¡ficas, com uma versatilidade de filmes muito grandes, sendo alguns verdadeiras obras primas: filmes de comĂ©dia, bem como um suspense ganhador do Oscar. Uma bela forma de relembrar o que foi lançado hĂ¡ 10 anos. SĂ³ ressaltando que a toda lista Ă© pessoal e com certeza vai faltar filmes que fizeram sucesso naquela Ă©poca, como Transformers. Mas o intuito Ă© mostrar os melhores filmes daquele ano e que marcaram de alguma forma o cinema mundial e nacionalmente, segundo a opiniĂ£o do autor, Ă© claro.


1 - Onde os Fracos NĂ£o TĂªm Vez


O que falar desse filmaço, escrito e dirigido pelos grandes IrmĂ£os Coen. Um filme com uma histĂ³ria sobre acertos de contas, nos quais nĂ£o existe bonzinho ou vilĂ£o, e sim personagens brigando pelos mais variados interesses. Destaque para a fotografia de Roger Deakins, mostrando as vĂ¡rias paisagens do Texas, como tambĂ©m a grande atuaĂ§Ă£o de Javier Bardem, fazendo o papel de um dos serial killers que deixou toda e qualquer plateia em choque, o Anton Chigurh. E como consequĂªncia dessa grande atuaĂ§Ă£o, veio um oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Sem falar que a pelĂ­cula Ă© ganhadora de mais 3 Oscar, entre eles Melhor Diretor, Filme e Roteiro.

2 - Sangue Negro 


Essa Ă© a obra prima que prometi na introduĂ§Ă£o. Um filme que consegue discutir como a ganĂ¢ncia e a busca pelo enriquecimento e o poder podem cegar um ser humano, transformando ele em uma pedra (no sentido de falta de sentimento). Acompanhado tambĂ©m da grande direĂ§Ă£o de Paul Thomas Anderson, que filma desde o plano sequĂªncia inicial atĂ© a cena de uma celebraĂ§Ă£o de uma missa de maneira objetiva. Claro que nĂ£o podemos nos esquecer de uma das melhores interpretações de Daniel Day Lewis: ele Ă© o Daniel Plainview e construiu um personagem muito rico e ao mesmo tempo desumano, tanto que essa performance foi premiada com um Oscar de Melhor Ator. Destaque para a cena em que ele bate no personagem do Paul Dano.

3 - Juno


Um dos filmes de menor custo daquela Ă©poca, que conseguiu um lucro bastante proporcional a sua qualidade. Uma obra que mostra de maneira muito lĂºdica e sarcĂ¡stica a questĂ£o da gravidez na adolescĂªncia, como tambĂ©m as aventuras de uma jovem grĂ¡vida passando por uma sĂ©rie de situações e dilemas quanto Ă  responsabilidade e atĂ© Ă  questĂ£o social. Foi o trabalho que revelou para Hollywood a grande Ellen Page, e porque nĂ£o um dos atores mais divertidos de sua geraĂ§Ă£o, Michael Cera.

4 - Chumbo Grosso 


Uma das melhores comĂ©dias daquele ano. Um filme que consegue misturar suspense, aĂ§Ă£o e ao mesmo tempo render cenas hilĂ¡rias. Uma grande obra de Edgar Wright que formou a famosa Trilogia do Corneto, e esse Ă© o segundo filme. Destaque para as boas cenas da relaĂ§Ă£o entre o personagem de Nick Frost e Simon Pegg, um dos pontos altos do longa.

5 - Super Bad: É Hoje 


Outra comĂ©dia na lista. Um filme com uma temĂ¡tica igual Ă s obras de adolescente americanas, sĂ³ que tocando em temas muito mais interessantes e explorando-os de maneira engraçada, como: a primeira vez, bullyng, provar seu valor em um meio social que nĂ£o acredita na sua capacidade de se dar “bem” na vida. E tudo isso passando pelos personagens mais marcantes, entre eles: Seth, personagem que revelou Jonah Hill para Hollywood, Evan, Michael Cera aparecendo de novo, e Christopher Mintz-Plasse, o famoso MClovin.

6 - 300 


Claro que tinha que ter um filme de super-herĂ³i. E esse Ă© mais do que especial, pois Ă© uma das primeiras adaptações em quadrinhos para o cinema com restriĂ§Ă£o de 18 anos. Um filme corajoso, marca do seu diretor Zack Snyder. Uma fotografia sombria, personagens muito ricos e temas bastante complexos, como a guerra e os seus efeitos na personalidade de uma pessoa. E nĂ£o podemos esquecer a atuaĂ§Ă£o de Gerard Butler como Leonidas, e tambĂ©m o nosso grande ator brasileiro: Rodrigo Santoro, interpretando Xerxes, e assim fixando-se de vez em Hollywood.

7 - Tropa de Elite 


Abrindo espaço para o nosso cinema brasileiro, nĂ£o podemos deixar de mencionar essa grande obra que nos representou no Festival de Berlim e ganhou o Urso de Ouro em 2008. Um filme que mostra muito bem a realidade dos policiais e de um todo sistema corrompido que nĂ£o ajuda a desenvolver o Brasil em nada. Destaque claro para a direĂ§Ă£o de JosĂ© Padilha, que consegue implementar cenas de aĂ§Ă£o muito bem filmadas, como tambĂ©m o drama de todo um treinamento para ser “caveira”, bem como a grande atuaĂ§Ă£o de Wagner Moura interpretando um personagem forte e rico: o lendĂ¡rio CapitĂ£o Roberto Nascimento.

8 - Ratatouille 


NĂ£o podemos esquecer do estĂºdio que todo mundo ama, a Pixar e a sua facilidade de fazer crianças e adultos chorarem. E nĂ£o Ă© diferente com esse filme; uma histĂ³ria linda de relaĂ§Ă£o e superaĂ§Ă£o aos acontecimentos da nossa vida. Uma obra que nos ensina a compartilhar o que nos mantĂªm vivo como seres humanos: o amor.

9 - Senhores do Crime 


Outro excelente filme na lista, que em alguns anos pode virar uma obra prima. Uma pelĂ­cula sobre gĂ¢ngster muito bem conduzida pelo grande diretor David Cronenberg, com temas bastante delicados sobre a famĂ­lia, crime organizado, a violĂªncia da nossa sociedade em geral e prostituiĂ§Ă£o. Destaque para as grandes atuações de Viggo Mortesen, Naomi Watts e Vincent Cassel.

10 - O Ultimato Bourne


Por fim, e nĂ£o menos importante, uma das obras que mudaram o jeito de se filmar e fazer filmes de aĂ§Ă£o na atualidade. Uma pelĂ­cula com um ritmo muito bem acelerado, objetivo e rico de temas que nunca antes a sociedade americana tinha falado antes do 11 de setembro, seja ele espionagem, terrorismo e conspiraĂ§Ă£o contra outros paĂ­ses. Um destaque especial para as cenas de luta protagonizadas por Matt Damon, como tambĂ©m a direĂ§Ă£o cativante de Paul Greengrass

Um comentĂ¡rio:

  1. Para mim Naomi Watts Ă© uma excelente atriz. O filme Referem do Medo me manteve tensa todo o momento, No elenco vemos Naomi Watts,e Ă©ste Ă© umo dos melhores filmes com Naomi Watts uma das atrizes mais reconhecidas de Hollywood que fazem uma grande atuaĂ§Ă£o neste filme. Realmente a recomendo.

    ResponderExcluir