Novidades

Game Of Thrones e as teorias dos fãs

Por Gabriela Severiano 

Esse texto contém SPOILER! 


Não é novidade para ninguém que após cinco livros com uma média de 500 páginas cada, George R. R. Martin criou um universo inteiro para a sua saga As Crônicas de Gelo e Fogo; um cheio de detalhes quase impossíveis dos fãs, principalmente os que só viram a série, se lembrarem. Mas, os fãs mais devotos dos livros de Martin e da série de TV baseada neles não se tornam apenas especialistas na história de Westeros, mas também criam teorias para prever o futuro da série, que ficou ainda mais incerto quando a série ultrapassou os livros e agora a espera pelo final na TV e nas páginas é grande. Claro que algumas teorias são absurdas, mas algumas fazem muito sentido e todas são no mínimo intrigantes. Lembrando ainda que antes de ser confirmada a origem de Jon Snow, já existia a teoria de que o bastardo não era tão bastardo assim, e sim filho de sua “tia” Lyanna Stark e de Rhaegar Targaryen. Obs.: o termo mais correto para as especulações discutidas aqui seria hipótese, já que uma teoria é uma coisa certa, diferente de tudo que será representado neste texto. Mas por causa do uso popular da palavra teoria para se referir a essas histórias, o termo usado neste texto será “teoria”.

Bran é o Rei da Noite



Essa teoria pode parecer ser a mais louca, mas também está apoiada em algumas evidências. Segundo ela, Bran viajará no tempo para tentar impedir a criação dos White walkers e evitar muitas mortes que ocorrerão na guerra contra os White walkers (essa tão comentada na última temporada e que ainda vai acontecer na série). Bran vai conseguir viajar no tempo unindo suas habilidades de wargar (entrar no corpo de outro ser) e ver o passado. Ele então tenta alertar o Rei Louco sobre os White walkers aconselhando-o a preparar fogo vivo, ele faz isso cochichando para o Rei Louco, já que nós percebemos que ele consegue chamar a atenção das pessoas quando viaja no tempo quando ele conseguiu falar com Ned Stark na Torre da Alegria; mas ele teria causado a loucura do Rei Louco, que tenta queimar toda a cidade, e essa é a primeira vez que Bran falha em tentar mudar o passado. O Stark decide que ele precisa voltar mais no tempo para descobrir como os White walkers foram detidos pela primeira vez, ele falha novamente (a teoria não explica como), mas consegue se tornar Bran, o construtor (um antigo ancestral dos Stark a quem o nome de Bran presta homenagem, mas que segundo esta teoria é o próprio Bran) e constrói a muralha. Aprimorando as suas habilidades e se tornando mais poderoso, Bran decide que tem que viajar para um passado mais distante, quando as Crianças da Floresta criaram o Rei da Noite, mas ele warga no homem que é transformado no Rei da Noite, pois as Crianças da Floresta estavam em guerra com os primeiros homens (aparecer como um homem não ajudou muito) e não consegue mais voltar para o seu tempo, pois viajou muito profundamente no passado- como foi avisado por Brynden Rivers (o corvo de três olhos preso na árvore): “É belo debaixo do mar, mas se você ficar por tempo de mais, irá se afogar”. Segunda esta teoria e ainda falando de Rivers, Bran como rei da Noite mata Rivers como vingança por não avisá-lo sobre o que aconteceria com ele. Esta teoria ainda adiciona que ele não matou a versão jovem dele para evitar que tudo o que aconteceu com ele acontecesse porque neste momento ele teria finalmente percebido- após tantos fracassos em suas intervenções na história- que ele fracassaria novamente. Indo para as evidências, quando Bran observa o momento da criação do Rei da Noite ele aparece conseguir sentir a dor que o homem que está sendo transformado em RdN sente e a outra, e mais importante, observada pelos espectadores mais atentos no último episódio da sétima temporada, é o símbolo Stark sendo formada enquanto os White walkers ultrapassam a muralha. A ideia ainda parece muito louca, mas é uma das teorias mais intrigantes e uma que dá um sentido para a participação de Bran na trama, que é o personagem mais poderoso de toda a série, mas até então não faz grande uso de suas habilidades para interferir nos principais acontecimentos. Fora fofocar para Sam Tarly e traumatizar Sansa dizendo que viu o estupro dela.





Jon Snow e Daenerys terão um filho que será o Azor Ahai
Como já foi observado no final do último episódio, parte desta teoria já não é tão impossível. Ela diz que o fruto do relacionamento entre Jon e Daenerys será o príncipe prometido- o Azor Ahai. Para quem não conhece esse nome estranho, existe uma profecia em Game of Thrones de que uma figura legendária da religião do Senhor da Luz- um príncipe heroico- ressurgirá para salvar todo mundo. A profecia muitas vezes é chamada de “O príncipe prometido” e pode se referir a outros personagens lendários da religião do Senhor da Luz além de Azor Ahai, mas muitos dizem que o príncipe prometido será uma reencarnação de AA. Melisandre acreditava que Stannis era o Azor Ahai e depois passou a acreditar que Jon Snow que é o príncipe prometido da profecia, mas os fãs têm muitas outras teorias sobre quem possa ser o “messias” de Westeros, incluindo Jaime, o próprio Jon e a própria Daenerys, e Beric Dondarrion já terem sido cogitados como possíveis príncipes- ou princesa- prometidos. As pistas nos últimos episódios de Game of Thrones são as constantes menções à possibilidade, ou impossibilidade, de Daenerys ter filhos. Com tanto sangue poderoso unido entre Daenerys e Jon Snow, é de se esperar que os fãs tenham muitas expectativas quanto em que essa relação vai implicar na história.


Tyrion fez um acordo com Cersei
O momento suspeito em que Cersei muda de ideia repentinamente e sem razão aparente, decidindo dispor seu exército, pode não ter sido uma falha no roteiro e sim um indicativo de que Tyrion e Cersei fizeram um acordo. Quando a cena entre Tyrion e Cersei termina, ele nota a gravidez da irmã, além de ter mostrado durante a cena pesar pela morte dos filhos de Cersei, isso tudo poderia indicar que Tyrion teria prometido a Cersei o trono para o seu filho, contando com a crença de que Daenerys não será capaz de produzir filhos, o que também explicaria o olhar suspeito de Tyrion no final do episódio. Claro que também existe a explicação de que Tyrion estaria apaixonado por Daenerys e o que a série pretende é criar um triângulo amoroso mortal. Foi revelado em 2015 devido a uma carta vazada no twitter que George R.R. Martin pretendia criar um triângulo amoroso entre Jon, Arya e Tyrion (sim), numa situação em que o Lannister se aliaria ao Stark até iniciar uma grande rivalidade com Jon Snow pelo amor de Arya; é possível que a série esteja procurando reproduzir este enredo substituindo Arya por Daenerys, o que seria muito mais apropriado. Só a próxima temporada vai revelar.

Jaime matará Cersei

Mais profecias nas teorias de Game of Thrones! É fácil se inspirar nelas para prever o futuro da série, pois existem muitas delas. Uma que aparece na série e dos livros é a profecia que Cersei houve, ainda criança, de uma bruxa. Essa profecia tem se provado certeira, pois ela diz que Cersei se casaria com um rei e seria rainha, teria três filhos, mas seus três filhos morreriam, uma bela e mais jovem mulher lhe tomaria tudo de mais querido e...Ela será assassinada pelo seu irmão mais novo. Cersei passou a vida inteira achando que esse irmão seria Tyrion e o odiando por isso, mas Jaime também é mais novo do que ele, apesar de ser seu irmão gêmeo. Nos caminhos que a série tomou dá para perceber que Tyrion não tem o menor interesse de matar Cersei e a recente ruptura entre o casal incestuoso (algo que acontece mais cedo nos livros) pode mudar os termos da relação entre o casal Lannister- se é que não já mudaram. Com Cersei se tornando cada vez mais perigosa e fazendo escolhas que Jaime desaprova, muitos “teóricos” dessa teoria veem uma possível repetição da própria história de Westeros com Jaime matando uma Cersei enlouquecida que ameaça toda a cidade assim como ele fez com Aerys Targaryen, o “Rei Louco”. Da forma como a última temporada terminou, esta teoria já pode estar meio encaminhada.

Nenhum comentário