Novidades

Digicom 2017: Confira os destaques do evento

Por Beatriz Navarro, Clercio Rodrigues e Douglas Lucena

Um dos maiores eventos gamers de Natal, a Digicom 2017, reuniu ontem (2) no Arena das Dunas, centenas de jogadores de League of Legends, Overwatch, Street Fighter V e muitos outros. Com sorteio de brindes entre os participantes, o sábado ensolarado foi recheado de competições e convidados especiais.

O evento foi totalmente organizado em parte do primeiro andar do Arena, que contou com climatização. Estandes de vendas foram montados por empresas parceiras ao projeto, como a UnP e a Microlins, que estavam na Digicom vendendo e sorteando alguns de seus produtos. Apesar do local relativamente pequeno, o espaço foi o suficiente para que o público se divertisse com partidas amistosas, sorteios, torneios e até a transmissão da final do Campeonato Brasileiro de LoL, o CBLoL.

Além disso, a presença de personalidades queridas pelo público, como o streamer Felipe “YoDA”, tornaram a Digicom 2017 um sucesso. “O nosso objetivo era fazer o melhor evento gamer do RN e eu acho que nós superamos isso, acho que o público vai sair muito feliz, porque tudo foi muito animado. Além das competições, que funcionaram muito bem, tivemos vários atividades, convidados e máquinas rodando os jogos pra galera. Por isso, a Digicom 2017 superou todas as nossas expectativas” - disse Tânia Diniz, uma das produtoras do evento.

A final da Liga Norte-Riograndense de League of Legends

O principal destaque do evento foi o final da Liga Digicom, que contou com a presença de dois times locais: ABC Stars Black e Aposentados. A disputa de League of Legends aconteceu no formato melhor de  três e aglomerou centenas de pessoas para vibrar na frente do palco principal. Apesar dos poucos metros de distância, a grande platéia não causou nervosismo nos jogadores, que precisaram superar uma série de problemas técnicos, com a transmissão das partidas no telão, e protagonizaram um verdadeiro espetáculo in-game.

Vitória do ABC Stars Black. Foto: Clercio Rodrigues

No primeiro jogo, o ABC Stars Black venceu com a derrubada de torres e 18 kills, enquanto que os Aposentados só conseguiram três torres e oito kills. Vale salientar que os pics e bans dos dois times foram muito específicos, visto que os players já se conheciam e sabiam os heróis que o inimigo costumava jogar.

O segundo jogo foi repleto de pauses, porque o midlaner do ABC Stars Black, Gustavo Medeiros, passou mal. No dia anterior, segundo o narrador do jogo, David Luan, Gustavo estava com uma febre de 40º celsius, mas que se negou a faltar a final para ajudar os seus colegas de time.

O streamer YoDa, que foi convidado a comentar a segunda partida, desabafou que já jogou muitos CBLoLs doente, mas que não teve a oportunidade de tirar um “tempo para respirar” como a Digicom ofereceu ao midlaner, e que isso era algo muito importante em momentos decisivos como aquele. Mesmo assim, o ABC  venceu o segundo jogo e levou para casa o  título de equipe campeã da primeira temporada da Liga Digicom.

Convidados especiais

Felipe Noronha, o Yoda. Foto: Beatriz Navarro
Felipe Noronha, mais conhecido como Yoda, tem 21 anos e é ex-jogador profissional de League of Legends. No início desse ano, ele defendia a equipe RED Canids, onde foi campeão do 1º Split do CBLoL, chegando até a ir para o MSI (Mid-Season Invitational). No evento, o Yoda além de participar de partidas 1v1 com os visitantes VIPs, foi comentarista da final da Liga Digicom.

Quem também marcou presença no evento foi Gabriel Lopes, do canal no YouTube Um Gamer Aleatório. Gabriel faz montagens com trechos engraçados de streams de jogadores famosos, como Tecnosh no PUBG e Queen B no LoL, para produzir seu conteúdo. Ele estava na Digicom participando de gincanas e sorteando brindes pela empresa Kobolds.

Torneios e freeplay

Street Fighter. Foto: Beatriz Navarro
Outro ponto alto do evento foi a grande variedade de competições: enquanto atrações, convidados e apresentadores se revezavam no palco principal, parte dos visitantes se unia para competir em games como Street Fighter V, Pro Evolution Soccer e Just Dance. Apesar de organizados em escala menor que as disputas de League of Legends, os torneios secundários divertiram o público, que também tinha a opção de jogar partidas amistosas em qualquer uma das telas espalhadas pelo Arena. Além disso, também haviam seis máquinas de fliperama multi-jogos disponíveis, onde, pelo preço de um real por ficha, o público poderia relembrar games clássicos das antigas.

Próximos passos - De acordo com a organização, a proposta da Digicom, que também organiza a liga estadual de League of Legends, é inspirar os players locais, principalmente os mais novos, a seguirem o sonho de se tornarem profissionais. Apesar de ainda ser pouco incentivado e reconhecido, o alto nível de habilidade dos jogadores mostra que a tendência do cenário potiguar de e-Sports é continuar crescendo. Para Tânia Diniz, uma das produtoras do evento, esta é uma das prioridades da Digicom em eventos futuros: “Nós estamos entrando agora na segunda temporada da Liga Norte-Riograndense de LoL e vamos ter eventos presenciais e online todos os meses, os atletas estão se dedicando cada vez mais para participar do circuito e isso muda completamente o cenário local. Logo, pretendemos realizar ainda mais eventos no ano que vem, aumentado sempre o profissionalismo para permitir que os jogadores tenham condições de iniciar uma carreira nos e-Sports, aqui, jogando conosco.”

Nenhum comentário