Novidades

Mercado nerd natalense: aniversário da Império Geek Store prova que a cultura pop é ativa em Natal

Localizada em Candelária, próxima a um dos maiores shoppings da cidade, a loja completou seu primeiro ano de funcionamento no dia 10 deste mês

Por Hilda Vasconcelos e Lívia Rodrigues 

Engana-se quem pensa que as dependências de um lugar condizem com sua aparência externa: apesar de ter um espaço reduzido, a Império Geek Store abriga um universo em seu interior. A loja conta com uma gama de produtos destinados ao público nerd e vem se destacando por ser uma das pioneiras desse ramo na capital.

A criação do estabelecimento surgiu da união de iniciativas do casal formado por Patrícia Barbosa Francisco e Daniel Sabino Barros, aproveitando o fato de que um tinha o dinheiro e outro o ponto, respectivamente. Além disso, desde os 14 anos de Patrícia, existia o sonho de ter uma loja que contasse com os produtos disponibilizados hoje, porém, na época, eram difíceis de encontrar: “Eu queria comprar as coisas, mas não tinha pra vender aqui em Natal. Tinha que comprar online e o frete era caro, até mais caro que a própria coisa”, relata. Ambos procuraram se informar e obter capacitação para poder dar continuidade ao projeto, e, consequentemente, abrir a loja. 

Patrícia e Daniel. Foto: Lívia Rodrigues
Para a jovem, há uma grande procura por parte do público potiguar pelo tipo de mercadoria com a qual eles trabalham, justamente pela dificuldade em encontrá-la. Inclusive, é comum que se surpreendam ao entrar na Império: “Caramba, não acredito que existe uma loja dessas aqui em Natal!” é uma frase que ela e o namorado já são acostumados a escutar. Ademais, acredita que antes da inauguração de sua loja, já havia mercado, entretanto, não era suficiente para atender a tudo o que interessava ao público geek natalense.

Em seu trabalho de conclusão do curso de Arquitetura, a comerciante fez uma pesquisa em que propunha um espaço que vinculasse quadrinhos e jogos, e a maioria das respostas foi que as pessoas até iriam, no entanto, não podiam porque não existia esse tipo de espaço na cidade – fato que reforçou ainda mais a ideia de abrir a loja. Um ano depois, Patrícia avalia a experiência como satisfatória. “Como todo negócio, no começo demora um tempo para se firmar, mas a aceitação do público tem sido boa e tem crescido”.   

Itens à venda são diversificados. Foto: Hilda Vasconcelos.

Em relação ao aumento do público, compara o que vivia enquanto tudo ainda era um sonho com a situação atual: antigamente, ela era a única do seu ciclo de amizades que gostava da cultura nerd (outras pessoas que conhecia não eram tão ligadas a essa cultura como ela); já hoje, com a influência de séries como The Big Bang Theory e lançamentos de filmes como Star Wars, o mundo nerd ficou em evidência.  Logo, algumas marcas populares se apropriaram desses temas para estampar as suas coleções, propiciando assim a expansão desse mercado.

Os proprietários da Império Geek Store até mesmo se surpreenderam com a procura das pessoas: “Eu não imaginava que vinha tanta gente [no dia da inauguração]”, afirma Barbosa, “Sinto que as pessoas sentem falta desse tipo de evento aqui em Natal, então qualquer coisa enche de gente”. Patrícia também ressalta que esperava que o público fosse jovem: “O meu público é mais adulto, eu digo que é ‘a criança interior’”. 

Após um ano de funcionamento, há muito para se comemorar: além da resposta do público, é perceptível que, cada vez mais, o objetivo dos donos do local é evoluir. É difícil para um fã da cultura pop não sair fascinado com o ambiente. A loja encanta com os bottoms, action figures, a própria decoração do ambiente e até a diversidade de itens que podem adquirir. Com certeza é um lugar inovador e que ainda vai gerar muitos frutos.

Nenhum comentário