Novidades

SAGA 2017: O homem por trás de uma das armaduras mais cativantes do evento

Por Leonardo Figueiredo


A oportunidade de ver variados cosplays é um dos melhores atrativos que feiras como o SAGA têm a oferecer. É uma sensação dupla; primeiro porque o visitante se vê diante de personagens de desenhos ou animes que fizeram parte de sua trajetória pessoal; segundo porque é maravilhoso e encantador observar a dedicação que o fã teve para montar seu traje.

No ano de 2014, quando foi ao SAGA pela primeira vez, essa foi a experiência que Roberto Claudio Simplício de Araújo teve. Naquele ano, ele se deparou com o empenho das pessoas se vestindo com seus personagens favoritos. Isso o encorajou a fazer o mesmo e, um ano depois, no carnaval de 2015, Roberto Claudio estreou sua vestimenta de Destruidor, e alguns meses depois compareceu ao SAGA 2015, que foi realizado no Arena das Dunas.

Em entrevista ao Caderneta Nerd, ele conta que o estopim para motivá-lo a escolher esse personagem foi a facilidade. “Quando eu comecei, tinha duas escolhas: Darth Vader, que já estava muito visado, mas era um grande peso por ser o vilão de Star Wars; e o Destruidor, vilão das Tartarugas Ninja, da versão da década de 1990. Como surgiu uma nova versão em 2003, então foi aí que tomei a decisão”, revelou.


Roberto acrescentou que, por ser deficiente visual, ele não podia usar um capacete que cobrisse todo seu rosto. Ele precisava de uma vestimenta que deixasse uma região do rosto livre para poder enxergar. Hoje com 41 anos, Roberto se sente bem com o carinho do público, ainda que muitas pessoas não reconheçam o personagem. “Até hoje tem gente que fica teimando em dizer que sou o Demolidor”. 


Após iniciar sua prática como cosplayer, o homem por trás do Destruidor não faltou nenhuma edição do SAGA. Perguntado a respeito de qual a importância do SAGA, Roberto disse que esse tipo de evento facilita as relações sociais, pois boa parcela da população tem preconceito para com quem faz cosplay.

A paixão por cosplay se tornou tão intensa que Roberto tem planos para o futuro. “Pretendo fazer uma nova armadura. Vai ser a última. E eu sei que a recompensa é gratificante. É a vontade de ser o personagem junto com a alegria que é transmitida de mim para quem me vê”, confessou. Ele também admitiu que sonha um dia se vestir de um personagem de animes que continuam fazendo história, como Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco e Samurais Warriors.

O cosplay de Destruidor com certeza chamou bastante atenção no SAGA 2017, e inclusive chegou a cativar Marcos Castro e Ed Gama, grandes convidados do evento. A história de Roberto Claudio é somente mais uma em meio a tantos fãs que a cultura pop conquistou. Sua devoção e entusiasmo realmente tornaram o SAGA 2017 mais belo e glorioso.

Nenhum comentário