Novidades

10 coisas que você precisa para sobreviver em uma game jam

*Por Marcus Arboés

A EPo jam é um evento que exige que seus participantes criem um jogo num período de 48 horas. Mas o que é necessário para que eles consigam passar por esse desafio?

1. Material e equipamento



Antes de qualquer coisa é sempre bom lembrar de levar todo o equipamento ou material que será necessário para a elaboração do seu jogo. Tente organizar previamente cada peça que será necessária, procurando também saber o que a organização fornecerá aos participantes.


2. Fazer amigos



Não seja tímido e não negue ajuda aos outros jammers. A graça de um game jam é a diversão proporcionada pela experiência de conhecer novas pessoas e novas ideias. Ah... pode ser que você forme uma equipe que faça seu jogo acontecer mais rápido e melhor!


3. Planejamento



As ideias para o jogo não vão sair do além. Você precisa esboçar o seu projeto e planejar tudo o que utilizará para dar vida a ele. Isso pode te ajudar a criar diretrizes e a não perder tempo com confusões durante o desenvolvimento.


4. Madrugar



Dentro das 48 horas, você pode planejar seu tempo de descanso. No entanto, em alguns momentos, você vai ter que continuar uma parte do seu game até o dia amanhecer.


5. Café



Caso você não aguente acordado, lembre-se sempre de deixar a sua caneca preparada para uma boa dose de café. Afinal, você vai precisar de energia para conseguir continuar produzindo.


6. Descanso



Quando nem o café conseguir vencer seu cansaço, durma! Você é um ser humano e precisa de descanso… nem que seja no chão.


7. Se alimentar



Só o café e o descanso não vão dar conta de sustentar você durante dois dias. Coma bem e procure compartilhar o momento com os outros participantes da game jam. Dica especial: reza a lenda que pizza alimenta até a alma dos gamers.


8. Momentos de distração… de preferência jogando



Caso as ideias não estejam fluindo, o estresse esteja batendo ou qualquer outra adversidade esteja te atrapalhando… pare! Dê um tempo no seu trabalho e se junte com outros jammers para passar o tempo com alguma outra atividade.


9. Paciência



Tenha calma, se segure. Os bugs vão ocorrer, vai demorar a renderizar, sua equipe vai cansar (e você também) e tudo que é de problema pode acontecer. Mas tenha paciência, que seu game vai ficar pronto antes do prazo final.


10. Mais café



Quando o evento estiver perto de acabar e tudo de ruim voltar a te atacar, lembre-se que seu melhor item pode ser uma senhora xícara de café, que te dá +10 de bônus em todos os atributos necessários para chegar firme no final da game jam.

Boa sorte!

Nenhum comentário