Novidades

Fundador da TDZ Games dá dicas aos desenvolvedores de jogos

O mineiro Tiago Zaidan palestrou no IMD aos estudantes que apresentaram protótipos de jogos digitais

*Por Maria Clara Pimentel

Aos 24 anos, Tiago Zaidan idealizou e fundou a TDZ Games. Já formado em Computação, o mineiro se juntou ao irmão Daniel e mais uma equipe, na qual cada um cuidava de sua parte: programação, direção de arte 2D, direção de arte 3D, design gráfico e produção. Com três anos de empresa, a TDZ Games é um estúdio de desenvolvimento de jogos independentes, dentre eles “Eliosi’s Hunt”, mais famoso do grupo e reconhecido internacionalmente. Está contextualizado em um mundo pós-guerra, onde o jovem alienígena Eliosi é de uma raça nerd e, deste modo, é mais fraco, mas ainda assim tem o sonho de se tornar um caçador de recompensas. Lançado em agosto de 2015, “Eliosi’s Hunt” está disponível para as plataformas PC e Playstation 4. 

Em palestra no Instituto Metrópole Digital (IMD) durante a EPoGames, Tiago Zaidan deu algumas dicas aos jovens desenvolvedores de jogos, tendo como base sua experiência:

Palestra de Tiago Zaidan, idealizador e fundador da TDZ Games (Foto: Maria Clara Pimentel/Caderneta Nerd)



1. O escopo é muito importante!

Ele defende que, na fase inicial, é preciso ter a ideia muito bem definida do programa que quer criar, já que, depois que se dá o start do jogo, é muito difícil mudar aspectos básicos da programação.

2. Escolha a plataforma que você quiser...

Zaidan argumenta que não é importante ir pela plataforma digital que estiver na moda, visto que inúmeros são os jogos lançados anualmente, em contraste à minúscula quantidade de programas que chegam a se sobressair. Desse modo, ele explica que você tem que se basear no seu jogo e escolher a plataforma que julgar mais adequada.

3- Prepare-se para o autoinvestimento!

Como aluno ainda inexperiente, provavelmente será muito difícil conseguir que alguém te disponibilize dinheiro – “a menos que você tenha algum tio muito rico que confie em você”, Zaidan brinca. Você ainda está no começo, então a melhor estratégia é começar a poupar suas finanças, em vez de esperar que alguém aceite investir na sua ideia - foi o que ele fez com seu irmão, e já vimos que deu super certo.

4- Trabalhe por fora...

Só um curso técnico ou de graduação não é o suficiente. O mineiro defende que é preciso correr atrás de fazer cursos online ou presenciais que somem às suas habilidades, uma vez que o mercado é muito disputado e se faz importante muita prática, tendo em vista se diferenciar dos demais. 

5- Construa seu próprio portfólio!

Por fim, Zaidan argumenta que é essencial ter trabalhos só seus, que provem que você sabe fazer sozinho suas próprias artes, designs ou programações. Um portfólio recheado faz muito a diferença, principalmente se tiver grande número de jobs só seus. E exercitar todos os dias suas habilidades na função que desempenha pode ajudar significativamente na qualidade do seu trabalho, como ele conta que aconteceu com membro da TDZ Games. Seu portfólio acaba super atrativo.

A palestra durou cerca de uma hora e meia e teve estrutura bem dinâmica, sendo realmente um diálogo entre as pessoas presentes: estudantes que desenvolveram jogos digitais durante o semestre, além de entusiastas da questão e professores colaboradores do EPoGames.

Tiago Zaidan relembrou os últimos três anos – desde quando decidiu começar sua própria startup com o irmão, revelando toda a trajetória que percorreu e as questões que enfrentou e enfrenta até hoje. O mineiro deixou várias orientações a aqueles que pretendem continuar desenvolvendo games, os quais pareciam anotar mentalmente cada ponto.

Por fim, Zaidan deixou aquela velha lição, que pode até ser clichê, mas que acabou sendo a receita para o seu sucesso: o caminho pode ser difícil, mas enquanto você continuar acreditando, pode chegar onde quiser.

Nenhum comentário