Novidades

IMD é palco de criação de jogos com a EPo Games

*Por Mônica Pimentel


Começou, na manhã de quarta-feira (12), o Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EPo Games), um palco para o desenvolvimento e apresentação de jogos digitais e físicos feitos por estudantes, entusiastas e até profissionais no contexto do Rio Grande do Norte, de forma independente. 

O EPo Games é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que visa o debate e o desenvolvimento de jogos digitais e físicos. O evento acontece anualmente no Instituto Metrópole Digital (IMD) e proporciona discussões, apresentações, workshops, entre outras atividades, sobre os jogos em desenvolvimento entre os estudantes e entusiastas. 

Entretanto, o ápice do evento é o EPo Jam: uma competição de 48 horas para criar o protótipo inteiro de um jogo, a partir do tema divulgado na noite desta sexta, antes da abertura oficial da atividade. Além disso, uma sala do IMD foi separada para os desenvolvedores que preferem passar a noite perto do seu projeto, seja aprimorando-o, seja descansando. Segundo o professor colaborador do evento, Alyson Souza, a EPo Jam na verdade não é bem uma competição, visto que o objetivo principal é a cooperação entre os participantes e a integração da comunidade local. “Na verdade é um grande grupo; as pessoas se ajudam e esse é o objetivo”, explica. 

O IMD e o Potiguar Indie Games (PONG), um grupo de gamers potiguares, se uniram em função de enriquecer a indústria de jogos locais e propiciar a participação das comunidades acadêmica e local que se interessarem. Em média, 80 pessoas por dia circulam no instituto por causa da EPo Games, de acordo com o colaborador Alyson Souza, além das 30 inscrições realizadas na segunda edição da EPo Jam. Na noite desta sexta-feira foi divulgado o tema que servirá de base para a competição, na qual os participantes deverão criar e desenvolver, em fase de protótipo, jogos inéditos: "Onde está o meu troféu?". 

O EPo Games acontece no Instituto Metrópole Digital (IMD) entre os dias 12 e 16 de dezembro e convida os desenvolvedores, estudiosos, entusiastas e admiradores da indústria de jogos para participar do evento. A inscrição pode fácil e gratuitamente ser realizada através do SIGAA, na aba Extensão/Eventos ou neste link

Nenhum comentário