Novidades

Além do espólio eu quero conhecimento

Em um mundo que o digital predomina o entretenimento, apenas um grupo da Game Jam se une para criar um jogo de tabuleiro que vai além em questão de acessibilidade



*Por Mônica Pimentel

IMG_8080[1].JPG
"Where is my loo?" sendo desenvolvido (Foto: Mônica Pimentel/ Caderneta Nerd)



Em um ambiente em que o digital predomina o mercado e as ideias de desenvolvedores e entusiastas de jogos, durante a EPo Jam há apenas um grupo desenvolvendo um jogo físico. Com sete participantes entre 19 e 30 anos “Where is my loot?” é o único board game que está sendo desenvolvido durante a competição cooperativa de jogos independentes.

Wendell Paulino, Patrick Oliveira, Rinaldo Klebson, Anderson Clayton e Samir Rodrigues formavam um grupo que se conheceu em salas de aula e objetivavam participar da EPo Jam para desenvolver um board game por causa da carência de um programador no grupo. Já o casal de noivos Felipe Magno e Bárbara Arruda queriam fazer um jogo de tabuleiro por causa da falta de competições que pedissem a criação de tais jogos.

Com a junção de dois grupos interessados em fazer board games, cujos participantes se conheceram no primeiro dia do evento, Where is my loot é um jogo ainda em desenvolvimento, mas que já tem sua filosofia muito bem estruturada. Depois de um brainstorm de no mínimo três horas, várias ideias foram apontadas, mas somente uma deu certo e essa que está sendo trabalhada pelo grupo.

Sendo o tema da EPo Jam “Onde está o meu troféu?”, os desenvolvedores pensaram em criar uma narrativa que se ambientasse na dinâmica de um grupo de ladrões que vai procurar por um tesouro mas o grupo não o encontra. Porém, na realidade somente um dos ladrões acha o tesouro, mas ele o esconde do resto dos amigos. “Where is my loot?” é inspirado em outro board game chamado “Munchkin”, no qual os jogadores se unem naturalmente para não deixarem quem está mais perto da linha de chegada vencer. O objetivo é escapar com o tesouro, que pode passar de jogador em jogador. Assim, o blefe é extremamente importante.

IMG_8087[1].JPG
Equipe desenvolvedora
(Foto: Mônica Pimentel/ Caderneta Nerd
Entretanto, de acordo com um dos modificadores sugeridos pela própria Epo Jam, o grupo decidiu fazer o jogo sem palavras, somente imagens e símbolos. Dessa forma, o manual nem o tabuleiro vão apresentar enunciados, instruções ou regras escritas. O jogo tentará guiar os participantes por meio de imagens e gestos, o que é muito desafiador, tendo em vista que, segundo o Felipe Magno, ou, como os meninos do grupo gostam de chamar, “O Chefe”, a alma de um jogo de tabuleiro é o manual, já que o encaminhamento do jogo geralmente está verbalmente escrito lá. Sem isso a subjetividade é um inimigo à espreita.

Por outro lado, o board game torna-se mais acessível: não é preciso falar, nem mesmo ler, para entender e conseguir jogar o jogo. E um dos principais objetivos dos desenvolvedores de Where Is My Loot é conseguir tornar atrativo, divertido e compreensível para jogar tanto crianças, como adultos. “É um jogo bem inclusivo, justamente por não ter um manual com palavras. Qualquer pessoa pode pegar pra jogar!”, diz Wendell Paulino, um integrante do grupo.

Para encorpar o board game é necessário, principalmente, o tabuleiro e suas peças, o que facilmente foi resolvido tendo em vista que Felipe, por já ter desenvolvido inúmeros jogos, já tinha em stand by alguns protótipos, só bastando personalizá-los para o seu jogo. Além disso, as artes, o manual e a música são, em grande parte, desenvolvidos no computador.

Apesar de ser um jogo de tabuleiro, Where Is My Loot também terá uma “trilha sonora”, que foi composta, gravada e editada por Patrick Oliveira. Ele, por ser um dos únicos participantes da EPo Jam que entende como fazer a música para jogo, foi responsável não só pela sonoridade do seu grupo, mas ajudou outros jogos, bem como Maurício Ramalho. Os dois fizeram as músicas de quase todos os jogos da Game Jam.

É isso que a maratona objetiva: a cooperação, a integração, a troca de experiências e aprendizados entre os participantes, não interessando se estão no mesmo grupo, desenvolvendo o mesmo jogo ou não. Quando perguntado se há rivalidade entre os grupos, Felipe Magno respondeu “não é uma Game Jam de competição, é uma Game Jam amistosa. Tá todo mundo aqui pra aprender, pra se lascar, pra sofrer junto.”

O que realmente interessa na maratona da EPo Jam é a experiência de fazer o que puder para desenvolver um jogo em 48 horas, de modo que no caminho você conheça gente, aprenda, ajude os outros, e se divirta. Não há garantia de que haja tempo para um sono saudável, mas o aprendizado, a experiência e a gratificação ao final fazem a caminhada valer a pena.

2 comentários: