A sala de cinema nos eventos de anime
Por Beatriz Navarro
Ana Luiza, de 18 anos, foi uma das pessoas que puderam ter a experiência de ver anime fora do ambiente de casa. Para ela, expor dessa forma as animações implica em conhecer novos produtos audiovisuais e novas pessoas. "Aqui, temos a possibilidade de interagir com outras pessoas, podemos sair da sala e perguntar 'e aí o que você achou?'. Gostar de anime não é como se fosse uma comunidade muito pequena, mas também não é muito grande; não é em todo lugar que a gente encontra esse tipo de pessoa que gosta, que assiste e tudo mais. É legal vir, porque você pode fazer amigos que têm o mesmo interesse, aproveitar e comprar coisas no evento".
A sala CineSana permite ao público do SANA 2018 assistir a animes inéditos e clássicos. Foto: Equipe Grupert |
Em eventos de todo o Brasil e do mundo, é comum observarmos salas de cinema, isto é, grandes salas com muitas poltronas e um telão exibindo anime. Em Natal, porém, esses eventos são mais voltados para as vendas de produtos do entretenimento do que a sua própria exibição.
Contudo, é necessário destacar a importância dessa sala temática para os adoradores de cultura japonesa. O criador da programação do CineSana do SANA 2018, Evaldo Junior, de 27 anos, conta mais sobre isso: "O próprio nome já fala, não é? 'Evento de anime', então a sala de exibição é como se fosse a essência de cada evento, o pilar que o sustenta".
Além disso, essas animações expressam de diferentes maneiras a história do povo oriental. Seja com hábitos do dia a dia ou lendas urbanas, "você vai assistindo ao anime e vai aprendendo o contexto, as palavras, as coisas da cultura asiática," continua Evaldo.
Foto: Equipe Grupert |
Com isso, é preciso que essas exibições sejam pensadas de forma racional e planejada, tendo sempre como foco o telespectador. "Esses animes, cujos primeiros episódios eu coloquei, são do lançamento de julho, ou seja, ainda estão sendo lançados; então são para as pessoas conhecerem, como referência, para verem no futuro, ou não. Os outros animes são maiores, como Boruto – o pessoal já conhece e acompanha e possui uma maior quantidade de episódios, aí mostramos os últimos que saíram. Normalmente, fico analisando se as pessoas gostam ou não da programação," para melhorar nas próximas edições do festival, explica Edivaldo.
Por fim, é importante frisar a real importância dessas CineSalas: conhecer e assistir com os amigos esses pequenos episódios que são transmitidos apenas na tela do computador. A ideia é ter essa experiência em grupo, ser contagiado pela alegria, pelos sorrisos, pelas emoções e compartilhar os momentos.
Nenhum comentário