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Sana e o streaming de jogos no Brasil

Por Germano Freitas

Bate-papo com o ex-jogador profissional de LoL, KamiKat, no Palco Sana Games

Presente na vida de muitos jogadores, o streaming de games virou uma tendência no Brasil e no exterior. Com um cenário nacional recente, o Sana 2018 não deixou de trazer representantes e celebridades dessa nova profissão. Entre os convidados do evento estavam KamiKat, ex-jogador profissional de League of Legends (LoL); Muca Muriçoca, que começou no YouTube; Sheviii e Three, amigos que surgiram na plataforma Twitch.tv e, hoje, cada um tem suas comunidades estabelecidas.

A prática cresceu principalmente junto à Twitch.tv, que estreou em junho de 2011. Desde sua origem, o serviço era focado na transmissão ao vivo de jogos e campeonatos de vídeo game. Em 2013, com a popularização dos esportes eletrônicos, ocorreu junto um crescimento de acesso ao site, de forma que, naquele ano, ele já batia 45 milhões de visitantes únicos. Hoje em dia, o streaming de vídeo game é também popular pelas transmissões ao vivo onde um streamer, como são popularmente chamados os produtores desse gênero, percorre as narrativas dos jogos, além de explorar todo o conteúdo dos mesmos.

Parte dos streamers que formam o cenário brasileiro veio do YouTube, como é o caso de Muca Muriçoca, que começou sua carreira de internet fazendo conteúdo para a plataforma de vídeos. Conhecido como “Amaury Jr. da Internet”, por conta de suas participações em eventos, ele comenta: “O streaming hoje é muito forte; para engajamento é absurdo, mais que o YouTube em alguns casos”. Ele enfatiza também que é um trabalho e se faz necessário ter disciplina e se programar: “Cada vez menos você vê a pessoa amadora dando certo”.

Muca Muriçoca faz parte da parcela de streamers que iniciou a carreira no YouTube. Foto: Equipe Grupert
A outra parte dos produtores de conteúdo, já mais antiga, veio dos próprios esportes eletrônicos. Gabriel ‘KamiKat’ Bohm foi jogador da equipe de League of Legends da Pain Gaming e hoje atua como consultor da equipe, além de fazer transmissões ocasionalmente. Focado no projeto de se tornar um piloto de avião certificado, ele tem se aproximado mais do público. “Hoje eu faço mais lives do que quando eu jogava profissionalmente,” explica. Com um público de idade variada, ele se mostra preocupado com a presença de crianças entre os seus espectadores; gosta de brincar e dizer que suas sessões ao vivo são family friendly: “Eu acho que tem de se ter um senso de responsabilidade com [o público] que está te assistindo, porque não se sabe quem é”. 

Sendo um dos primeiros do cenário brasileiro a discutir abertamente a sua homossexualidade, ele procurar tratar do assunto de forma natural, “até mesmo por conta da questão da visibilidade… É algo que a gente tem de levar para quem não conhece ainda ou, às vezes, tem preconceito sobre o assunto”. Pensando positivo, ele se diz satisfeito se tiver conseguido mudar, pelo menos, a visão de uma pessoa sobre a questão.

Como representantes de uma geração que assistia às transmissões e passou a fazê-las, Sérvulo e Yago ficaram famosos pelas streams de jogos e hoje são conhecidos como Sheviii e Three. Amigos, se conheceram através de um conhecido em comum, chegando a dividir casa em São Paulo e, juntos, cresceram na carreira de streamer. Quando perguntados por dicas, gostam de enfatizar que o trabalho precisa de dedicação, amor e humildade. Sheviii, também reforça a importância dos estudos: “Eu acho que você tem de fazer os dois: estudar e pode fazer live, vlog, o que for, mas tem de dar prioridade ao estudo”. Como bodybuilder, ele gosta de ser um incentivo à prática de exercícios dentre seus fãs e colegas; seu amigo brinca: “Depois que o Sheviii apareceu no cenário, eu jogo LoL a muito tempo, foi a revolução da academia”.

Sheviii (esquerda) e Three (direita) destacaram a importância da dedicação e do estudo para quem quiser se juntar à indústria. Foto: Equipe Grupert
Com uma gama de espectadores, o streaming acabou por permanecer como parte da internet, de forma que o seu conteúdo já rende piadas e montagens pela rede. Além disso, cada vez vemos mais plataformas surgem, como a recente CubeTV, que recentemente assinou um contrato de exclusividade com Sérvulo.

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