Novidades

Diversificadores mobilizam a criatividade dos jammers na Global Game Jam 2019

Desafios são propostos pelos organizadores de todas as sedes que ocorrem o evento para incentivar a imaginação dos jogadores

*Por PH Dias 

É sempre muito importante nas criação de jogos ter desafios e restrições que dão o norte necessário na formação dos personagens, cenários, músicas e designer. Esse é o papel dos diversificadores, sendo uma forma de guiar a criatividades dos jogadores da Global Game Jam 2019.

Desafios são propostos pelos organizadores de todas as sedes que ocorrem o evento, uma vez que é muito comum os jammers se perderem com tantos elementos que precisam ser colocados na elaboração do game. Eles giram em torno de pontos como acessibilidade, arte, áudio, códigos, desenhos, narrativas e metas da produção dos jogos.

Will Lucena, 23, estudante de Tecnologia da Informação na UFRN, destacou a importância do desafio que os diversificadores propõem: “Eles ajudam a direcionar por meio das restrições. Você pode acabar montando um jogo em cima disso, e também ajuda como um desafio para os jammers fazerem algo novo”. 

Will Lucena desenvolvendo um jogo (Foto: Luiz Gustavo Ribeiro/Caderneta Nerd)

Assim sendo, o tema da Jam deste ano é “O que lar significa para você”. O mote do evento já limita qual segmento os jammers vão dar prioridade. Marcelo Melo, um dos organizadores da Game Jam, explicou o diferencial disso na criatividade. “Liberdade em excesso faz mal na hora de você desenvolver alguma coisa. Principalmente quando tem um prazo. Essa é a função dos diversificadores, desenvolver coisas diferentes dentro dessas limitações”.

Entre os inúmeros obstáculos dos diversificadores, há uma área da narrativa do jogo que é difícil de mostrar: é o caso do Bule de Russel, cujo intuito é provar algo improvável. Ewerton César, programador formado na UFRN, e pela primeira vez participando de uma jam, expressou essa questão. “É uma complicação muito grande, se caso colocássemos algumas dessas ideias, seria restringir demais”.

Esse desafio, assim como outros, é uma proposta opcional para dar diversão e entretenimento nos dois dias de produção intensa. Os produtores de jogos escolhem o lado mais lúdico e ousado, não precisando seguir à risca todos os desafios dados. O objetivo é fornecer uma linha para os jammers seguirem, sem necessariamente delimitar todo o processo de construção dos jogos, cada um opta pelo caminho que a criatividade melhor funcione.

Nenhum comentário