Novidades

“O significado de lar” em jogos famosos

Confira uma lista de títulos bem conhecidos que poderiam ter sido feitos com o tema da Global Game Jam 2019 

*Por Marcus Arboés 

(Fonte: Divulgação / GGJ)

O tema desta edição da Global Game Jam é “O que lar significa para você”, que serve de inspiração para os jogos criados durante o evento.

Como é um tema muito abrangente, o Caderneta Nerd traz uma lista de jogos já consagrados que poderiam ter sido idealizados e desenvolvidos durante essa GGJ. A ideia é apresentar os games e mostrar em qual perspectiva eles poderiam estar adequados à temática.


The Sims

The Sims Mobile (Divulgação / EA)

A conhecida franquia de jogos The Sims, da EA, é, com certeza, a primeira em que pensamos ao considerarmos a palavra “lar” ou “casa”. Nos jogos, você controla um ou mais personagens que moram numa casa que você pode construir, comprar pronta e até personalizar da sua maneira. A jogabilidade do jogo é basicamente uma simulação da vida real, onde os personagens possuem necessidades básicas e podem se relacionar uns com os outros.

Se tivesse sido idealizado durante a GGJ19, The Sims com certeza daria um significado como sinônimo de “casa”, já que seria um local onde você reside, vive e pode estabelecer sua família.

A franquia é da Eletronic Arts (EA) e possui uma série de jogos disponíveis para diversos consoles e possui até uma versão mobile muito famosa.

The Old Man’s Journey

(Fonte: Divulgação / Steam)

Nessa aventura de quebra-cabeças simples, você controla um idoso que recebeu uma carta e, devido a isso, decidiu deixar a sua casa e seguir uma longa viagem através das terras e dos mares. O interessante da história é o jogador ir descobrindo o passado do personagem, através de flashbacks artísticos, até concluir que a carta recebida era de alguém querido que ele deixou no passado.

Quando paramos para pensar na ideia do Old Man’s Journey, vemos claramente o protagonista deixando tudo para trás para ir em busca daquela pessoa por quem ele tem fortes sentimentos. Isso nos faz pensar que a ideia de lar vai muito além de casa, e sim significa estar perto de quem nós amamos.

Dono de mais de 10 premiações em diferentes eventos, o jogo foi produzido pela Broken Rules e está disponível para Windows, Android, iOS, MacOS e Nintendo Switch.

Minecraft

(Fonte: Mojang / Google Play)

Minecraft é um jogo da Mojang e da Microsoft muito famoso, onde você entra em um mundo ou servidor no qual deve procurar recursos para a sua sobrevivência, como madeira, minérios, alimentos e muito mais. Nele, você possui uma gama de opções de construções, desde armas e itens a casas e suas decorações.

O diferencial do Minecraft, se associado ao tema, é que ele te dá a liberdade de criar aquilo que você chama de lar, mas não necessariamente é uma casa. O significado de lar que poderia ser dado pelo ao jogo seria “o meu lugar, construído pelo meu próprio esforço”.

Minecraft possui incontáveis versões, que sempre vão se atualizando e chegou até a ganhar um “modo história”, publicado pela Telltale. Com base nesse story mode, a Netflix também produziu uma série interativa, que teve muita aceitação dos usuários. Existem jogos disponíveis para diversos consoles, aparelhos mobile e sistemas operacionais diferentes.

Gone Home

(Fonte: Divulgação / Steam)

Gone Home é um jogo de exploração, onde você controla uma mulher que voltou do exterior para visitar a casa da sua família no Oregon, mas o local estava completamente vazio. No gameplay, você vai encontrando pistas no ambiente que, aos poucos, te explicam todos os conflitos que ocorreram na sua família para que a casa fosse deixada.

Diferente dos jogos apresentados anteriormente, Gone Home não dá o significado de lar de maneira precisa, mas ele é ambientado justamente numa casa, onde uma família vivia cheia de conflitos, como qualquer outra em qualquer lugar do mundo e deixa a mensagem à livre interpretação.

O jogo foi desenvolvido pela The Fullbright Company e ganhou críticas muito positivas, tanto pela imersão da história quanto por abordar a causa LGBT através de uma personagem da narrativa.

Além desses, existem incontáveis games que poderiam ser trabalhados no tema da GGJ. O significado de lar pode ser bem subjetivo, trazendo jogos de gêneros completamente diferentes. E, convém-se, quanto mais diversificados são os tipos de jogos, melhor.

Nenhum comentário