Novidades

A magia na arte de esculpir pessoas

Por Ana Flávia Sanção e Marcelha Pereira

Foto: Ana Flávia Sanção

Alex Oliver é um renomado artista plástico e esteve presente no Sana 2017 durante todos os dias do evento para agraciar o público com as suas esculturas de pessoas. Tendo seu trabalho reconhecido nacional e internacionalmente, foi aos 28 anos que decidiu seguir com a carreira. Nasceu em um ambiente propício, já que seu pai era artista, mas foi na adolescência que começou a se interessar mais pela área das esculturas.

O mercado grandioso de arte fora do país foi o que o motivou a sair do Brasil. O escultor trabalhou na Blizzard, onde foi beta tester de um software, e diz que foi uma experiência maravilhosa. De volta ao Brasil, abriu um estúdio de arte chamado Viva Arte junto ao companheiro Sandro da Silva. “Eu sou cearense e as minhas raízes estão aqui, o estúdio surgiu da ideia de estar no local em que eu quero viver - minha família está aqui também - e daqui conseguir passar minhas coisas para o mundo inteiro”, comentou.

A internet contribuiu para o crescimento da visibilidade do artista. Ele afirmou que mesmo estando em Fortaleza, conseguiria ter uma aceitação muito grande por parte do público. Obviamente a experiência fora do país o ajudou a ganhar certa credibilidade, mas a maior força que ele tem vem do meio virtual.

Foto: Ana Flávia Sanção
O processo de construção das esculturas começa a partir de uma estrutura base em isopor, como todos puderam observar ao visitarem a área reservada para o escultor. Em seguida, ele cobre com a massa e inicia a construção das formas básicas da anatomia, como olhos, nariz e boca. Até então a obra pode se tornar qualquer pessoa, mas o estágio seguinte é o de detalhamento e caracterização. Aos poucos a obra vai ganhando rosto e vida.

A figura humana é o que mais fascina Alex Oliver, mas sua principal inspiração vem da cultura pop. “Eu lia muito  quadrinho, sou fã  de vários filmes, como Star Wars e Senhor dos Anéis. Eu vivi muito a década de oitenta, então tem muita coisa relacionada a isso”, declarou.

O olhar atencioso e detalhista de Oliver ao construir suas esculturas desperta o olhar curioso de quem presencia o momento. Durante o evento Sana era impossível para quem passava perto de sua área continuar andando sem se sentir na obrigação de parar e admirar. Seguidas vezes. Incansavelmente.

Nenhum comentário