Novidades

Castlevania:1ª Temporada - Crítica

Série original da Netflix adapta universo clássico dos games e expande horizontes da franquia

Por Clercio Rodrigues e Douglas Lucena

Abertura original da série
"What a beautiful night to have a Netflix" (ATENÇÃO! Contém spoiler!).

Adaptar jogos eletrônicos para outros formatos nunca foi uma tarefa fácil. Castlevania, a mais nova série animada da Netflix, faz isso de forma quase impecável. A trama é baseada principalmente no enredo do jogo Castlevania III: Dracula's Curse, e se passa em 1476, quando um exército de demônios liderado pelo Príncipe das Trevas começa um massacre nas terras da Valáquia. Em posse do chicote sagrado Vampire Killer, o caçador de vampiros Trevor Belmont parte em uma jornada para impedir a extinção da humanidade e recuperar a honra de seu clã.

A série fez poucas mudanças na história original e segue o estilo gótico visto ao longo dos 30 anos da franquia. Além da grande quantidade de referências artísticas no design dos personagens e ambientes, recursos novos, como a violência explícita, enriquecem as sequências de ação e marcam os quatro episódios da série desde o começo.

E nós também

Lute pela humanidade e morra pelos seus pecados

A animação começa no ano de 1455, quando somos apresentados a Lisa, uma jovem médica que busca novos métodos para ajudar as pessoas de sua aldeia. Sua busca por conhecimento a leva ao castelo de Vlad Dracula Tepes, onde a jovem firma um acordo com o imortal: em troca dos conhecimentos da biblioteca oculta do vampiro, Lisa casa-se com Vlad e o ensina a ser mais humano, convencendo-o a viajar pelo mundo e mostrar compaixão aos vivos.

A próxima cena salta 20 anos na história e mostra Lisa sendo queimada em praça pública pela Igreja, que descobriu uma série de aparatos científicos em sua casa e a acusou de bruxaria. Ao receber a notícia da morte de sua esposa, Drácula enfurece-se e jura vingança contra a humanidade. O vampiro então reúne um exército de bestas e em 1476 - exatamente um ano após a morte de sua amada - dá início a uma das maiores carnificinas já exibidas em uma animação.
Enquanto morre, Lisa implora para que Drácula perdoe os humanos


A série segue com a apresentação do protagonista Trevor Belmont, o ultimo herdeiro de uma família de caçadores de vampiros lendária, que foi exilada pela igreja após ter suas habilidades consideradas uma ameaça. Com isso, Trevor vive como um andarilho, se escondendo dos olhares curiosos em tavernas e becos das cidades da Valáquia.

Após o início dos ataques de Drácula por todo o país, Trevor vai até a cidade de Gresit, onde conhece um grupo de Oradores (pessoas que cultivam conhecimentos antigos e até mesmo, mágicos), que convencem o jovem a combater o exército infernal para resgatar o legado de sua família. Também através dos grupo, Trevor conhece a lenda do "Soldado Adormecido", um herói que estaria preso embaixo de Gresit e surgiria para salvar a humanidade do caos.

Junto com Sypha Belnades, neta do líder dos oradores, Trevor visita as catacumbas da cidade e acaba despertando o guerreiro da profecia. Para a surpresa da dupla, o herói levanta de um caixão de concreto e revela ser Adrian Vlad Tepes, filho de Drácula com Lisa. O meio-vampiro, que também responde pelo nome de Alucard, explica que estava em um coma auto induzido para curar alguns ferimentos. As lesões em questão foram causadas quando Alucard (que assim como Lisa, prega a compaixão aos humanos) tentou parar a fúria de seu pai.

Com um objetivo em comum e motivos pessoais de sobra, Alucard une forças com Trevor e Sypha para combater o exército infernal de Drácula


Vale a pena?

Apesar dos clichês, o enredo é envolvente e sempre se preocupa em contar a história de uma forma nunca antes vista. Acredite: nos primeiros minutos da animação, você provavelmente estará torcendo para o vilão. Outro belo exemplo disso é a forma como o protagonista Trevor Belmont é apresentado. Em muitos momentos da série, o caçador de vampiros foge do perfil heroico e surpreende com atitudes que revelam, entre outras coisas, uma personalidade cheia de defeitos. Na mais nova série animada da Netflix, ninguém é totalmente bom ou mau.

Rica em referências, Castlevania se apropria da linguagem, mitologia e universo clássicos para explorar detalhes que levam qualquer fã à loucura. Em meio à escuridão que atormenta a Valáquia, isso fica nítido na caracterização dos personagens – que não é totalmente fiel ao design original dos jogos, mas homenageia em muito o figurino de outras épocas da saga.

1997/2017

Quem acompanhou o auge de Castlevania nos videogames sabe que a trilha sonora sempre foi uma parte fundamental das aventuras do Clã Belmont. Mas na série, a música infelizmente não foi uma prioridade. Em vários momentos, como durante a abertura do anime e nas sequências de ação sanguinária, a trilha é simplesmente genérica. Não é ruim, mas não acompanha a musicalidade dos jogos e nem a qualidade das cenas da animação.

Não interessa se você assopra os cartuchos desde a infância, ou acabou de esbarrar com o título no catálogo da Netflix, a série animada de Castlevania é uma ótima oportunidade para conhecer a franquia. O grande problema é a pequena quantidade de episódios, já que quando a história ganha um objetivo realmente relevante... a série acaba. Para piorar as coisas, só teremos acesso à segunda temporada, que adiciona oito novos episódios a trama do anime, daqui a um ano.

Será uma longa noite para os fãs de Castlevania


De modo geral, a primeira temporada de Castlevania não é perfeita, mas tem tudo para se tornar um ícone entre as adaptações de videogame. 

Nota: 08/10. 



Um comentário:

  1. Boa análise, realmente a trilha sonora na série não é TÃO boa quanto nos jogos, mesmo assim é muito boa. O único "defeito" na série é o fato de terem lançado apenas 4 poucos episódios, muito pouco, sem falar na curta duração. Esperava pelo menos 12 episódios.

    ResponderExcluir