Novidades

O melhor amigo de todos, Wendel Bezerra

Por Marcelha Pereira

“Oi, eu sou o Wendel!”, é assim que Wendel Bezerra se apresenta nas redes sociais, em especial, no seu canal no YouTube. Para quem não sabe, a semelhança com a frase do Goku não é ao acaso, ele quem dá vida à esse personagem ícone. Ele empresta sua voz também ao Bob Esponja. Ao Jackie Chan. Ao Edward Cullen. Ao Lee Sin, de League Of Legends. Ao Bob, o Construtor. Ao Speed Racer. E ao Donatello, de Tartarugas Ninjas.

Foi por ele que o público do Sana 2017, na tarde de sábado (15), lotou o palco Art & Fest. Alguns, na curiosidade de saber quem era o dublador do Goku e Bob Esponja. Outros, por já acompanharem seu trabalho. Wendel, que já esteve no Sana em 2011 e 2014, começou a conversa com o público às 16h30 e encerrou às 18h. Uma hora e meia de palestra recheada de surpresas e risos.
Wendel Bezerra em sua terceira vinda ao Sana 2017. Foto: Marcelha Pereira

O dublador, que atua em peças de teatro desde pequeno, revelou que chegou a fazer Direito, mas percebeu que aquele não era o caminho que queria seguir. “Não queria glamour, não queria dinheiro, eu queria é ser feliz”, comentou. E ainda deu conselho para os fãs: “Faça o que te deixe feliz, o resto é consequência”.



Ao falar sobre Goku, afirmou que o personagem é um presente de Deus e mudou a sua vida. A partir dele as pessoas começaram a reconhecê-lo pela sua voz, a chamá-lo por Wendel. Assim, percebeu que ao fazer o que ama, faz-se com excelência. Foi com a ajuda do reconhecimento que o Goku lhe deu que ele abriu o estúdio da UniDub e o curso de dublagem. A recompensa é saber que milhares de pessoas gostam do que ele faz e se espelham.

Durante a conversa, Wendel respondeu algumas perguntas que fãs da plateia fizeram. Esclareceu que a ideia de criar o seu canal no YouTube falando sobre o mundo da dublagem veio da esposa dele, que é formada em Rádio e TV. Assumiu que no início não gostava muito de gravar, mas que agora se sente muito mais confortável em fazer os vídeos e feliz pela maior aproximação que ocorreu com quem o acompanha.

Plateia lotada assistindo à palestra. Foto: Marcelha Pereira
Aproveitando a oportunidade, ele lembrou o quão importante e necessário é todos e todas estejam atentos às dublagens ruins. O público é o responsável por ser o termômetro do trabalho desenvolvido pelos estúdios de dublagem. Através da denúncia, é possível fiscalizar melhor quais estúdios estão preocupados no conteúdo transmitido e quais estão sendo negligentes.


Wendel também revelou alguns pequenos segredos do mundo da dublagem e sobre as trocas de dubladores e estúdios. Contou que tem medo de desenhos que ele dubla mudarem para um estúdio o qual ele não confia no trabalho. A ética, para ele, vem acima de tudo. Inclusive, já deixou de fazer alguns trabalhos por conta de não acreditar no bom conteúdo produzido por certo estúdio; e não se arrepende. “A vida é feita de escolhas, então a todo momento você tem que optar por algo”, justificou.

Em meio às conversas sérias, muita brincadeira. Interpretando a voz do Goku, Wendel fez toda a plateia lançar a poderosa Genki Dama para o seu canal no Youtube atingir 500 mil inscritos. Cantou parabéns na voz do Bob Esponja para a fã, e aniversariante do dia, Sara Lemos. Por último, fez uma performance com o Cosplay do Goku e tirou gargalhadas de todos os presentes ao pedir para o menino também atuar enquanto ele fazia a voz do Bob Esponja.

Entrevista com Marcelha Pereira. Foto: Ana Flávia Sanção
Depois de tirar foto com os fãs, ele conversou rapidamente com a imprensa. Para a equipe do Caderneta Nerd, deu recado para quem quer seguir a carreira de dublador: “Quem quer ser dublador tem que fazer teatro, muito teatro, todo tipo de especialização, cantar, tudo o que você puder fazer para melhorar a interpretação e a voz é fundamental. E depois tem que procurar um curso de dublagem bacana, porque você precisa aprender o básico do funcionamento do trabalho de um dublador. E aí você não para mais de estudar, de pesquisar e de prestar atenção. É esse o caminho!”.

Havia na palestra crianças, adolescentes e adultos. Todos ansiosos para escutar o que tinha para ser dito. A identificação com Wendel Bezerra é automática. Ele é o melhor amigo de todos e todas que assistiam e ainda assistem aos personagens que dubla. Aquele cuja voz deixa os amigos telespectadores felizes ao acordarem e ligarem a televisão; algumas vezes o acompanha durante o almoço e até mesmo depois de um dia ruim na escola. Um melhor amigo que você pode não conhecer tudo sobre a vida pessoal e segredos, mas basta conhecer sua voz.


Nenhum comentário