Novidades

Jogador Nº 1

Por Alessa Oliveira 





Oi, gente! Na resenha de hoje eu vou falar sobre a minha última (e maravilhosa) leitura: Jogador Nº 1. Esse livro foi tão bom, mas tão bom, que simplesmente ocupou o lugar de melhor livro que eu li até agora em 2017.

Bem, pra não perder o costume, antes de apresentar pra vocês uma sinopse da história, eu quero apresentar a vocês um pouquinho de Ernest Cline, que é o autor do livro.  Ele tem 45 anos e durante sua vida já teve vários empregos: cozinheiro, peixeiro, atendente de locadoras de vídeo e auxiliar de suporte técnico, mas se tem uma coisa que ele sempre foi, é nerd. Apaixonado pela cultura pop, vídeo games e todas as coisas geeks que vocês podem imaginar, ele largou o último emprego e se tornou roteirista e escritor. Jogador Nº 1 foi seu romance de estreia e já foi muito – MUITO mesmo – bem recebido pelo público e pela crítica.

O livro vai contar a história de Wade Watts, um menino de 17 anos que vive nos EUA no ano de 2044. O mundo enfrentou guerras, graves crises de energia e hoje a população mundial vive desempregada e na miséria. Porém, assim como Wade, a maioria dessas pessoas não precisa enfrentar essa realidade cruel por muitas horas do dia, pois existe o OASIS.

Criado por um dos mais famosos e ricos produtores de jogos do mundo, James Halliday, o OASIS (em português significa Simulação Imersiva Sensorial Ontologicamente Antropocêntrica) é um jogo de MMORPG com gráficos quase beirando a realidade que permite as pessoas viverem uma vida diferente do que elas enfrentam no mundo real. Na verdade, podemos dizer que o OASIS é realmente uma extensão da sociedade, pois as escolas públicas agora funcionam lá dentro, muitas pessoas têm empregos lá, e alguns namoram e se casam sem nunca ter conhecido o cônjuge pessoalmente. De fato não há mais uma linha que separe a identidade real da virtual.

Até que um dia uma notícia se espalha pelo mundo: James Halliday faleceu. Seu testamento é simples: como criador do jogo, ele escondeu três chaves que levam a um Easter Egg, cada uma delas está escondida em algum lugar nos milhares de mundos existentes no OASIS. Quem desvendar os enigmas, achar as chaves e no final encontrar o Easter Egg se torna o herdeiro de James, levando pra casa bilhões de dólares e todas as empresas do bilionário. Depois de cinco anos de busca incessante por milhares de usuários, Wade Watts é o garoto que encontra a primeira chave.

Gente, esse livro foi muito além das minhas expectativas, eu realmente me interessei demais pela leitura e acho que quem é ligado em games e todo esse universo geek vai gostar mais ainda. O legal de Jogador Nº 1 é que como quase todo o livro se passa dentro do mundo virtual, tudo é possível lá. Existem planetas em que a magia é permitida, existem artefatos super tecnológicos, os personagens podem ter naves espaciais super maneiras, comprar roupas mágicas, entre outras milhares de coisas. Eu não sou uma pessoa que costumar ler muita fantasia, pois tenho dificuldade de aceitar que coisas tão impossíveis aconteçam, sabe? Gosto de leituras mais pé no chão onde o que acontece tenha uma justificativa lógica, porém, como tudo se passa dentro do jogo, eu não tive dificuldade de imaginar e gostar demais de todos os poderes e coisas incríveis que aparecem pelo OASIS.

Para finalizar, outra coisa interessante é que o criador do OASIS, James Halliday, era apaixonado pelos anos 80 e 90, o que faz o livro ser recheado de referências de games, desenhos e filmes da época, ou seja, é uma leitura para todas as idades; o pessoal mais velho vai curtir demais ver tudo que marcou sua infância em um livro e a galera mais nova vai adorar toda a super tecnologia que aparece.  E sem falar que a história é incrível, tem momentos de tirar o fôlego em que a gente não consegue fazer mais nada além de ler uma página atrás da outra.

O livro ainda não tem filme, mas a Warner Bros. comprou os direitos e já chamou Steven Spielberg para dirigir a produção. Ou seja, tem chances de sair uma coisa boa por aí!


Bem gente, por hoje é só! Espero que vocês leiam e gostem do livro, caso tenha surgido um interesse, aí em baixo estão os links pra comprar na Saraiva, na Amazon e no Estante Virtual.

Nenhum comentário